Falha grave no PIX: O comunicado assustador emitido pelo Banco Central que impacta milhões de brasileiros

O PIX revolucionou o mercado financeiro
Afinal, o novo meio de pagamento lançado em 2020 caiu no gosto do brasileiro, principalmente por sua praticidade. Fazer um PIX se tornou fácil e rápido, onde atualmente é o meio mais utilizado para transferências de dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, como tudo está atrelado à tecnologia, algumas falhas de segurança podem acontecer no meio do caminho e quem faz esse controle é o Banco Central.
SAIBA MAIS! PIX sem ter dinheiro na conta: Nubank confirma função MAIS AGUARDADA e clientes já podem aproveitar
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que uma falha de exposição de informações acabou deixando alguns usuários assustados e o Banco Central fez questão de se manifestar. Isso porque ocorreu vazamento de informações de dados da ferramenta de transação.
O vazamento conseguiu expor 238 dados sensíveis, comprometendo as chaves PIX na semana passada de acordo com informações do portal G1. A confidencialidade destas chaves foi contestada por clientes de um intermediário de pagamentos conhecido como Phi Serviços de Pagamentos S.A.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Este erro configura o quinto vazamento desde novembro de 2020, data em que o novo meio de pagamento foi lançado. Para quem não sabe, a chave da transação pode ser o CPF do indivíduo, e-mail, telefone ou chave aleatória.
As evidências apontaram a vulnerabilidade de 238 usuários, expondo cerca de 0,00004% das informações arquivadas. As informações mínimas, podem dar margem para que possíveis fraudes aconteçam em milhões de brasileiros que usam a ferramenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a instituição acabou divulgando um comunicado relatando que os dados expostos não afetariam contas que realizam transações financeiras. O Banco Central esclareceu que apesar da falha, todos os usuários da Phi Pagamentos que tiveram suas informações vazadas receberão uma notificação nesse sentido através do seu aplicativo do banco.
Aliás, afirma que esta será a única forma de comunicar vazamentos individuais e orienta os usuários a ignorarem outras formas de comunicação sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central emite alerta envolvendo o PIX (Foto: Reprodução / Internet)
O QUE FAZER?
Portanto, se o seu aplicativo não relatou nenhuma anormalidade é porque você não faz parte de uma dessas 238 chaves expostas. Mas causa uma certa preocupação em todos que de alguma forma, utilizam o PIX.
Diante disso, os clientes só poderão cadastrar suas chaves em instituições financeiras com histórico confiável e sem vazamentos. É o caso de bancos totalmente estabelecidos no país, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Inter, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resumo, o vazamento citado teve um impacto limitado em pouco mais de 200 pessoas. Porém, no caso de incidentes em alta escala, o potencial de danos é muito superior e pode ser bastante prejudicial. Com isso em mente, o segredo é ter o máximo de cautela possível.

Celular fazendo pagamento com Pix (Foto: Reprodução / Internet)

Celular fazendo pagamento com Pix (Foto: Reprodução / Internet)

Celular fazendo pagamento com Pix (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. [email protected]