Cuidado no Pix: Banco Central crava alerta geral aos brasileiros sobre saldo e senhas nos bancos

Alerta urgente do Banco Central sobre falha no Pix pegou clientes completamente de surpresa
O Banco Central é responsável por fiscalizar e administrar todas as políticas monetárias do país. Nesta semana, no entanto, a autarquia entrou no centro dos holofotes ao confirmar uma notícia urgente a respeito do PIX, o pagamento instantâneo brasileiro, e fez um alerta crucial aos correntistas de várias instituições financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Metrópoles, o Banco Central notificou dois casos de vazamento de dados cadastrais de cerca de 133 mil chaves Pix nesta semana. Os episódios foram tornados públicos na segunda-feira (18/3) e na sexta-feira (22/3). A notícia deixou todo mundo em alerta, mas a autarquia tentou tranquilizar.
Segundo o Banco Central, ambas as situações não foram expostas informações sensíveis, como senhas, movimentações e saldos das contas dos usuários do meio de pagamento. No último caso revelado sexta, foram vazadas informações de 87.368 chaves sob a guarda da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central do Brasil – Foto: Internet
O problema ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024. Os dados expostos incluíam o nome do usuário, o CPF com máscara, a instituição de relacionamento, a agência e o número conta. Vale lembrar que o outro incidente, divulgado na segunda, aconteceu entre 1º de janeiro a 22 de fevereiro.

PIX (Foto: Agência Brasil)
Na ocasião, foram expostas informações cadastrais de 46.093 mil clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). Segundo o Banco Central, todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas, exclusivamente, por meio do aplicativo ou do internet banking.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Qual a função do BC?
O BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br