Famoso repudia atitude imperdoável de Ivete Sangalo e detona: “Profundo desconforto”

Grupo famoso repudia atitude imperdoável de Ivete Sangalo e dispara em meio a comunicado oficial: “Profundo desconforto”
Um grupo famoso deu o que falar na última terça-feira (08) após declarar o que eles sentiram diante de uma atitude imperdoável da cantora Ivete Sangalo, a qual, segundo eles, gerou um “profundo desconforto”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da banda Clareou, que publicou uma nota contundente para denunciar o uso indevido de sua marca na nova turnê de Ivete Sangalo, intitulada Ivete Clareou.
O grupo de pagode afirmou ter tentado resolver o impasse de forma amigável, o que gerou um certo atrito com a equipe da artista baiana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A turnê, anunciada em junho, homenageia o samba e a cantora Clara Nunes, mas agora está no centro de uma disputa envolvendo propriedade intelectual.
De acordo com o portal G1, na nota oficial, a marca “Clareou” está registrada desde 2010 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ou seja, para uso exclusivo no segmento de entretenimento e atividades musicais.
Além disso, conforme a equipe, a escolha do nome pela equipe de Ivete é uma violação de direitos e desrespeito à trajetória da banda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia o posicionamento da banda Clareou na íntegra:
“A banda Clareou vem a público expressar seu repúdio ao uso indevido da marca ‘Clareou’ no projeto recém-anunciado pela artista Ivete Sangalo, intitulado ‘Ivete Clareou’.
A marca ‘Clareou’ é registrada desde 2010 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e seu uso exclusivo é garantido ao grupo Clareou dentro da classe correspondente ao segmento de entretenimento e atividades musicais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que abrange turnês, shows e eventos relacionados.
Desde o anúncio do projeto, a equipe do grupo Clareou buscou diálogo com os representantes da artista para resolver a questão de forma amigável.
No entanto, mesmo diante dos argumentos legais apresentados e da tentativa de conciliação, a equipe da artista persistiu no uso não autorizado da marca e, ainda, protocolou junto ao INPI pedidos de registro das marcas ‘Clareou’ e ‘Ivete Clareou’ na mesma classe já ocupada legalmente pelo grupo Clareou, tentativa que configura uma clara violação de direitos marcários.
O Grupo Clareou expressa seu profundo desconforto e repúdio ao uso indevido de sua marca, bem como ao desrespeito à sua trajetória e ao projeto musical ‘Do Nada Clareou’, também com registro ativo no INPI.
Tal conduta caracteriza, além de concorrência desleal, um gesto de desprezo pela história do grupo, que conquistou seu espaço de forma legítima e sólida no cenário nacional do samba.
A banda Clareou reforça que está adotando todas as medidas cabíveis, tanto administrativas quanto judiciais, nas esferas cível e criminal, para a defesa de seus direitos e da integridade de sua marca.”
Ainda de acordo com o G1, a equipe de Ivete Sangalo foi procurada, mas não houve posicionamento oficial até o momento. A artista também não comentou publicamente o caso.
No entanto, o espaço segue em aberto.
Quem é o grupo Clareou?
- O grupo Clareou surgiu no Rio de Janeiro em 2010 como uma das principais bandas de pagode da década.
- Com sucessos como Valeu Pra Aprender, Só Penso no Lar e A Carne É Fraca, o grupo acumula fãs por todo o Brasil e destaca sua trajetória construída com base em trabalho autoral;
- Além disso, a marca “Clareou” está registrada formalmente no INPI e integra a identidade consolidada da banda.
Do que se trata a turnê “Ivete Clareou”?
Lançada ainda em junho, a turnê Ivete Clareou foi apresentada como uma celebração do samba e uma homenagem à cantora Clara Nunes.
A proposta da artista baiana é percorrer cinco capitais com shows em formato 360º, com releituras de clássicos do gênero e canções autorais.
As apresentações estão programadas para ocorrer em:
- São Paulo (25/10);
- Belo Horizonte (01/11);
- Rio de Janeiro (22/11);
- Salvador (30/11);
- Porto Alegre (13/12).
Os ingressos variam entre R$ 80 e R$ 320 e estão à venda na plataforma Ingresse.
Durante a coletiva de imprensa, Ivete afirmou:
“Eu tenho a sorte de ter uma carreira que só me dá alegrias, e, justamente por conta dessa alegria e tranquilidade que eu tenho, eu consigo realizar coisas que muitas vezes estão como sonhos no meu coração, como memória afetiva, que é o caso do samba, que é o caso de tantas outras coisas que eu já fiz e vou fazer.”
A artista também indicou a possibilidade de estender a turnê para 2025, caso o projeto se prove viável.
Conclusão:
Em suma, a disputa entre a banda Clareou e Ivete Sangalo traz à tona a importância da proteção legal de marcas artísticas em um setor onde identidade e nome são ativos essenciais.
Até o momento, não houve uma resposta formal por parte da cantora.
Por fim, o caso deve seguir por vias administrativas e judiciais e o que resta agora é acompanhar os desdobramentos.
Mas, para saber mais sobre outros artistas, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
