Farinha tóxica e sal proibido: A retirada às pressas por decreto da ANVISA em mercados como Carrefour

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/01/2024 9h32

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo da Anvisa, sal e farinha proibidos - Foto Reprodução Internet

Se surpreenda com a retirada às pressas de farinha tóxica e sal proibido por decreto da ANVISA em mercados como Carrefour

E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, tem farinha tóxica e sal proibido, retirado às pressas após decreto em mercados como Carrefour e outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço.

Com isso, no dia 5 de deste mês de janeiro, a Anvisa, por meio de seu portal oficial “vigilanciasanitaria.sc.gov.br”, informou a RESOLUÇÃO-RE Nº 59, DE 4 DE JANEIRO DE 2024, D.O.U. de 05/01/2024, a qual proíbe a comercialização, distribuição e uso do lote 00125112023 do produto Mistura Flocada para Empanados Farinha Panko (embalagem plástica de 1 Kg).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os lote 00125112023 do produto Mistura Flocada para Empanados Farinha Panko (embalagem plástica de 1 Kg) são da marca Alfa Alimentos, e tem validade para 25/11/2024, fabricado pela empresa Indústria Alimentícia Alfa LTDA, CNPJ nº 38.875.365/0001-32.

Segundo as informações, a ação da Anvisa foi motivada devido a própria empresa comunicar o recolhimento voluntário, devido à produção do lote especificado ter acontecido em momento onde a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados apresentaram contaminação química e física, o que pode acarretar riscos aos consumidores.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Outro produto que teve proibição a comercialização, distribuição, fabricação e uso, com determinação de recolhimento foi o lote nº 777.10 do produto Sal Rosa do Himalaia Moído e Iodado, marca Kodilar, fabricado pela empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios LTDA, CNPJ nº 53.512.810/0001-93 em RESOLUÇÃO-RE Nº 4.215, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2023, e D.O.U. de 06/11/2023.

Ainda segundo as informações, após Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 28.1P.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, ter apresentado resultado insatisfatório para o teor de iodo, que estava abaixo do limite estabelecido, foi emitido o alerta, que levou a proibição do lote nº 777.10.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que após o ocorrido, as empresas regularizaram a situação e atualmente os produtos já estão sendo comercializados normalmente em mercados do país, como Carrefour e outros.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o maior produtor de sal do mundo?

Segundo informações do portal “gov”, Quatro países, juntos representam 50,3% da produção de sal do mundo todo, sendo eles: EUA (21,6%), China (14,3%), Alemanha (7,5%) e Índia (6,9%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.