Vai afetar o bolso: Farmácia Popular comunica desligamento de serviço a mais de 9k unidades em 2025

Farmácia Popular tem desligamento de 9.180 farmácias e drogarias do programa
O Ministério da Saúde confirmou o descredenciamento de 9.180 farmácias e drogarias que faziam parte do Programa Farmácia Popular. A medida foi tomada após a retomada da renovação anual obrigatória de credenciamento, processo que estava suspenso desde 2018.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ministério e informações do portal Agência Brasil, as unidades foram excluídas por não realizarem a renovação do cadastro ou por não apresentarem a documentação exigida para permanecer no programa.
No entanto, mesmo com o corte de 9.180 unidades, 24 mil estabelecimentos continuam credenciados no Farmácia Popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No primeiro semestre de 2025, cerca de 22 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa, porém, a expectativa do governo é atingir 26 milhões de pessoas até o fim do ano.
Atualmente, o Farmácia Popular oferece 41 medicamentos e insumos gratuitos para a população, entre eles remédios para hipertensão, diabetes, asma, rinite, osteoporose, glaucoma e doença de Parkinson.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Além disso, o programa também oferece gratuitamente contraceptivos, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos.
Todos os medicamentos e insumos do programa passaram a ser 100% gratuitos para pacientes que tratam doenças crônicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o governo, a ampliação busca facilitar o acesso aos tratamentos e reduzir o impacto financeiro no orçamento das famílias brasileiras.
No entanto, com o desligamento de várias redes do programa, muitos beneficiários podem sentir o impacto no bolso e na rotina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, terão que se deslocar até outra farmácia – muitas vezes em outro bairro – para conseguir retirar os medicamentos gratuitos.
Fiscalização do Farmácia Popular
A medida também atingiu outros 5 mil estabelecimentos, que tiveram suas atividades suspensas por suspeitas de irregularidades no programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, a fiscalização analisa 25 indicadores, como a frequência de retirada de medicamentos, a quantidade e uso indevido de CPFs.
Entre 2023 e 2025, essas ações resultaram na recuperação de R$ 8 milhões aos cofres públicos.
Além disso, entre janeiro e março de 2025, o Farmácia Popular bloqueou mais de 12,7 milhões de tentativas de solicitações irregulares.
Desse modo, em julho, o Ministério da Saúde retomou as inspeções presenciais em 21 estados, com parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU)..
O objetivo da fiscalização é garantir que a distribuição de medicamentos e produtos siga as regras do programa e que os beneficiários realmente existam.
Como funciona o credenciamento do Farmácia Popular?
Por fim, todos os meses, o Ministério da Saúde divulga uma lista de municípios com vagas disponíveis para novos credenciamentos no Farmácia Popular.
Para participar, o estabelecimento precisa preencher um formulário de inscrição e outros documentos:
- Comprovante de CNPJ
- Licença sanitária estadual ou municipal
- Autorização de funcionamento da Anvisa
- Certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.