Substância fatal e alerta: Anvisa acaba de proibir tempero popular às pressas e ordena retirada de lojas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/04/2024 10h29

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa / Temperos - Montagem TVFOCO

A Anvisa, agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, confirmou mais uma proibição que acabou pegando de surpresa principalmente as donas de casa, por se tratar de um tempero popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao detectar uma substância fatal e com direito a alerta, a Anvisa agiu as pressas, ordenou a retirada dos produtos de lojas e vocês irão ficar sabendo nesta quinta-feira (11), dos detalhes sobre o que aconteceu.

Segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o produto proibido foi a pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã. Vale lembrar que a determinação da Anvisa aconteceu através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024, D.O.U. de 08/02/2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saber, a agência suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14. Eles ainda explicaram o motivo da decisão chocante para as donas de casa.

“A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias). A presença da substância foi o fator determinante”, informou, em seu alerta.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para quem não sabe, a Salmonella pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem, em seu nome, uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez. Por sua pode, pode ser considerada como uma substância fatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais as consequências da Salmonella para a saúde?

De acordo com informações do portal Gov.com, a Salmonella pode causar dois tipos de doença: salmonelose não tifóide e febre tifoide.

Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A febre tifoide é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior que a salmonelose não tifoide. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre moderada;
  • Dor abdominal;
  • Mal estar geral;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios.

*Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da marca mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.