Fechamento de 100 lojas, demissão em massa e +: 3 terrores da Casas Bahia anunciadas no jornal da Globo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Loja fechada e Casas Bahia (Foto: Reprodução / Canva)

A Casas Bahia é uma das lojas varejistas mais famosas do Brasil. Porém, mesmo consolidada a empresa teve o fechamento de 100 lojas, demissão em massa e até mesmo reportagem especial no jornal da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal G1, que pertence ao Grupo Globo, em agosto de 2023, a Casas Bahia anunciou o fechamento de até 100 lojas e corte de funcionários.

SAIBA MAIS! Adeus a 123 lojas e R$ 565 mi pelos ares: Gigante dos supermercados afunda com o mesmo terror das Casas Bahia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio), anunciou um novo plano de negócios na época, onde incluiu o fechamento de algumas lojas físicas e a demissão em massa de cerca de 6 mil funcionários.

A empresa esperava ter uma redução de até R$ 1 bilhão em estoques no ano passado e para isso, pretendia adotar mudanças na forma de captação de recursos para financiar o crediário (uma forma de pagamento oferecida aos clientes).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o presidente da Via, Renato Horta Franklin, a varejista pretende fechar entre 50 e 100 unidades. Para essa redução bilionária dos estoques, o objetivo da empresa era levar os produtos que menos geram lucro para a empresa, itens mais baratos, para o seu marketplace.

Desse modo, esses produtos ficariam de fora das lojas físicas, deixando apenas produtos que ofereça maior lucratividade para a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via Varejo, controla atualmente as marcas Casas Bahia, Extra.com, Ponto Frio, Bartira e outras (Foto: Reprodução / Via)

QUAL O MOTIVO DO FECHAMENTO DAS LOJAS DAS CASAS BAHIA?

Franklin justifica que a varejista já tinha uma estratégia de crescimento focada nas vendas pelos meios digitais, além da abertura de novos canais, da expansão de lojas e de aposta em fintechs.

“Nós entendemos que isso tudo foi feito. Construímos uma super plataforma, e ela já é grande. Então, entre investir para crescer mais essa plataforma ou pegar e rentabilizar o que tenho aqui, preferimos ganhar dinheiro com o que tem aqui”, destacou o executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dona da Casas Bahia também anunciou que planeja reduzir em até 40% os seus de investimentos. O plano tem uma série de potenciais ganhos de lucro até 2025.

A empresa ainda mira gerar mais R$ 500 milhões com monetização de outros ativos, como operações de “sale and leaseback” com lojas, uma operação em que a loja é vendida, mas pode continuar sendo utilizada por meio de aluguel.

O fato é que essas 3 mudanças que também englobam a Casas Bahia, é motivada pela queda nas vendas. A receita líquida do grupo varejista caiu 2,1% na base anual, para R$ 7,49 bilhões, com margem bruta de 28,5%.

As vendas tiveram alta de 9% no marketplace (lojas online) e queda de 1,2% no modelo direto ao consumidor. Isso demonstra o motivo da crise.

Loja fechada e Casas Bahia (Foto: Reprodução / Canva)

É POSSÍVEL REVERTER ESSA SITUAÇÃO?

Motivados pela pandemia, os consumidores passaram a ter mais confiança nas compras online e com o isolamento social, muitas lojas fecharam as portas.

Na realidade de 2024, os clientes ainda consomem nas lojas físicas, mas muito mais por curiosidade, onde a tendência é as vendas online conquistarem cada vez mais espaço e com isso, infelizmente mais demissões podem ocorrer em todas as varejistas.

3 terrores assombram a Casas Bahia como citados acima, mas como vivemos em um mundo dinâmico, o mercado pode acompanhar as tendências de um futuro promissor, com a estabilidade financeira.

Sendo assim, a empresa gigante pode reverter essa situação e voltar a investir futuramente em novas lojas físicas, e aumentando o quadro de funcionários novamente, pois o atendimento presencial continua sendo um grande trunfo do comércio varejista.

A Casas Bahia segue funcionando normalmente e garantindo os melhores produtos e formas de pagamento e comodidade para o seus milhares de clientes.

Loja física da Casas Bahia (Foto: Reprodução / Canva)

QUAIS SÃO AS MAIORES EMPRESAS DE VAREJO DO MUNDO?

Segundo informações do portal Comschool, estas são as 10 maiores empresas varejistas do mundo, com valores estimados em mais de US$ 100 bilhões:

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile