Facão à solta: Fechamento de 9 varejistas populares nas ruas de Curitiba, PR, abala clientes

Fim de uma era em Curitiba! Varejistas populares do estado do Paraná encerraram as atividades e deixaram clientes devastados
O Brasil é um país muito bem abastecido quando o assunto se trata de grandes varejistas. Por conta disso, o mercado fica um tanto competitivo para quem deseja abocanhar uma parte favorável dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, apesar do sucesso de muitas gigantes, nem todas as gigantes conseguem deslanchar. Aliás, dessa vez iremos tratar do fechamento de 9 varejistas populares nas ruas de Curitiba, Paraná (PR), abala clientes.
Fechamento de varejistas
Em suma, em tempos onde o ‘mercado livre’ ainda era apenas um princípio capitalista e ‘amazon’ só a forma de se escrever em inglês o nome do maior rio do mundo, a Rua Marechal Deodoro, situada no Centro de Curitiba, era uma parada óbvia a quem precisava comprar um eletrodoméstico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, segundo informações do portal ‘Bem Paraná’, de abril de 2024, nove lojas populares acabaram tendo às portas fechadas. Dentre as unidades estavam uma loja de celular, loja de tênis, antiga agência bancária, duas lojas de óculos, loja de vestuário e três estabelecimentos que pertenceram a diferentes redes de varejo.

“Quando eles fecham [as lojas], a gente nem fica sabendo do motivo. Só avisam o pessoal que vai fechar e aí nós ficamos sabendo pelos colegas que trabalham nesses lugares que a loja vai sair”, disse o vendedor de uma varejista que segue de portas abertas na região.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O que vemos é o avanço do online, né? Ainda temos uma boa movimentação de pessoas aqui na rua, muito vai e vem, mas é cada vez mais comum as pessoas pesquisarem e comprarem produtos no online, o que vai diminuindo o volume de vendas pra gente”, relata outro trabalhador.
Fechamentos em ascensão
No Brasil, é válido mencionar que, não é de hoje que varejistas estão cada vez mais com rotatividade e um constante abre e fecha. Todavia, nos últimos anos, o ‘fechar’ em sido uma realidade maior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2019, antes da pandemia da Covid-19, 213.631 empresas foram abertas no Paraná, de acordo com dados do Mapa de Empresas, enquanto 85.022 fecharam às portas. Por sua vez, em 2023, o número de empresas abertas no estado chegou a 280.074, porém, o fechamento saltou para 152.251.
Apenas em Curitiba, de acordo com a fonte, no ano de 2019, 52.878 empresas foram abertas na cidade. Simultaneamente, o número de fechamentos quase dobrou, passando de 19.315 em 2019 para 37.961 em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- Nove lojas populares fecharam na Rua Marechal Deodoro, no centro de Curitiba (PR);
- Ademais, entre os estabelecimentos fechados estavam de lojas de celulares a vestuário;
- Funcionários relatam falta de transparência nos fechamentos;
- vale dizer que, o comércio online está impactando significativamente as vendas físicas;
- Em suma, a mudança nos hábitos de consumo está reduzindo gradualmente o volume de vendas no varejo físico tradicional.
Veja mais uma loja famosa que fechou às portas em Curitiba CLICANDO AQUI.
Qual a maior varejista do Brasil?
Em suma, o Grupo Carrefour se trata da maior varejista do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em 2024, a rede tinha um faturamento de cerca de R$ 115,4 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br