Itaú fecha agência localizada na Avenida Afrânio Peixoto, em Salvador
No dia 06 de novembro, o Itaú fechou sua agência localizada na Avenida Afrânio Peixoto, no bairro de Paripe, em Salvador, sem qualquer aviso prévio.
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Primeiramente, a medida afetou cerca de 24 mil clientes devido a transferência para a agência da Calçada, a aproximadamente 14 quilômetros de distância.
De acordo com informações do portal Correio, no dia 05 de novembro, bancários protestaram em frente à agência para pedir que o atendimento presencial fosse mantido.
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Durante a manifestação, diversos clientes buscavam atendimento normalmente na agência do Itaú.
Luciana Dória, diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, reforçou que grande parte dos correntistas não sabia da mudança.
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De acordo com Luciana, o banco sequer colocou um comunicado visível no local sobre o fechamento da unidade.
A agência de Paripe atendia 22 mil clientes e 2 mil beneficiários do INSS, além de moradores de todo o Subúrbio Ferroviário, uma região com mais de 280 mil habitantes.
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“É uma população que não tem muito acesso ao atendimento digital, que ainda requer bastante atendimento presencial”, diz o sindicato.
Fechamentos de outras unidades do Itaú
No entanto, o encerramento da agência de Paripe não é um caso isolado. Nos últimos cinco anos, o Itaú já fechou 70 unidades na Bahia.
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Em Salvador, funcionários protestaram contra o fim de agências em bairros como Caminho das Árvores, Brotas e Imbuí.
Além disso, há um mês, moradores e bancários de Cruz das Almas também foram às ruas contra mais um fechamento.
O movimento preocupa sindicatos e moradores, que temem que a redução acelerada da rede física dificulte o acesso a serviços bancários essenciais, especialmente para idosos.
Nota do Itaú
Por fim, em nota ao portal Correio, o Itaú afirmou que passa por uma transformação no modelo de atendimento.
A medida visa trazer mais foco e ampliação da experiência digital ao cliente, de acordo com a instituição.
O banco destaca que cerca de 97% das transações de pessoas físicas já acontecem pelos canais digitais.
Além disso, o Itaú reforça que a rede física continuará existindo.
No entanto, agora, as agências terão um novo formato: unidades mais consultivas, especializadas e com foco em orientar diferentes perfis de clientes.
Em seguida, veja a nota do banco na integra:
“O Itaú Unibanco vem transformando sua estratégia de Varejo PF, com foco em oferecer uma experiência digital cada vez mais fluida e hiperpersonalizada.
Hoje, cerca de 97% das transações de pessoas físicas já ocorrem pelos canais digitais, e o superapp vem se consolidando como um aliado na gestão financeira do dia a dia.
Com o apoio da Inteligência Itaú, vamos levar a experiência digital a novos patamares, direcionando investimentos para equipar times comerciais, em pontos físicos e digitais, para liderar conversas ainda mais qualificadas e soluções aderentes às necessidades dos clientes.
Essa transformação também redefine o papel da rede física, que continuará sendo parte essencial da estratégia e passará, ao longo dos próximos anos, a adotar um modelo mais consultivo e nichado.
As unidades estarão preparadas para atender diferentes perfis com maior proximidade e especialização, unindo a eficiência do digital a uma presença humana acolhedora e qualificada nos momentos que exigem relacionamento e orientação financeira”.
