Fechamento de agência do Itaú em Salvador (BA) prejudica 24k clientes em pleno 2025

No dia 06 de novembro, o Itaú fechou sua agência localizada na Avenida Afrânio Peixoto, no bairro de Paripe, em Salvador
3 min de leitura
Logo Itaú e ilustração loja fechada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Logo Itaú e ilustração loja fechada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Itaú fecha agência localizada na Avenida Afrânio Peixoto, em Salvador

No dia 06 de novembro, o Itaú fechou sua agência localizada na Avenida Afrânio Peixoto, no bairro de Paripe, em Salvador, sem qualquer aviso prévio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, a medida afetou cerca de 24 mil clientes devido a transferência para a agência da Calçada, a aproximadamente 14 quilômetros de distância.

De acordo com informações do portal Correio, no dia 05 de novembro, bancários protestaram em frente à agência para pedir que o atendimento presencial fosse mantido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a manifestação, diversos clientes buscavam atendimento normalmente na agência do Itaú.

Luciana Dória, diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, reforçou que grande parte dos correntistas não sabia da mudança.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Luciana, o banco sequer colocou um comunicado visível no local sobre o fechamento da unidade.

A agência de Paripe atendia 22 mil clientes e 2 mil beneficiários do INSS, além de moradores de todo o Subúrbio Ferroviário, uma região com mais de 280 mil habitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É uma população que não tem muito acesso ao atendimento digital, que ainda requer bastante atendimento presencial”, diz o sindicato.

Fechamentos de outras unidades do Itaú

No entanto, o encerramento da agência de Paripe não é um caso isolado. Nos últimos cinco anos, o Itaú já fechou 70 unidades na Bahia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Salvador, funcionários protestaram contra o fim de agências em bairros como Caminho das Árvores, Brotas e Imbuí.

Além disso, há um mês, moradores e bancários de Cruz das Almas também foram às ruas contra mais um fechamento.

O movimento preocupa sindicatos e moradores, que temem que a redução acelerada da rede física dificulte o acesso a serviços bancários essenciais, especialmente para idosos.

Nota do Itaú

Por fim, em nota ao portal Correio, o Itaú afirmou que passa por uma transformação no modelo de atendimento.

A medida visa trazer mais foco e ampliação da experiência digital ao cliente, de acordo com a instituição.

O banco destaca que cerca de 97% das transações de pessoas físicas já acontecem pelos canais digitais.

Além disso, o Itaú reforça que a rede física continuará existindo.

No entanto, agora, as agências terão um novo formato: unidades mais consultivas, especializadas e com foco em orientar diferentes perfis de clientes.

Em seguida, veja a nota do banco na integra:

“O Itaú Unibanco vem transformando sua estratégia de Varejo PF, com foco em oferecer uma experiência digital cada vez mais fluida e hiperpersonalizada.

Hoje, cerca de 97% das transações de pessoas físicas já ocorrem pelos canais digitais, e o superapp vem se consolidando como um aliado na gestão financeira do dia a dia.

Com o apoio da Inteligência Itaú, vamos levar a experiência digital a novos patamares, direcionando investimentos para equipar times comerciais, em pontos físicos e digitais, para liderar conversas ainda mais qualificadas e soluções aderentes às necessidades dos clientes.

Essa transformação também redefine o papel da rede física, que continuará sendo parte essencial da estratégia e passará, ao longo dos próximos anos, a adotar um modelo mais consultivo e nichado.

As unidades estarão preparadas para atender diferentes perfis com maior proximidade e especialização, unindo a eficiência do digital a uma presença humana acolhedora e qualificada nos momentos que exigem relacionamento e orientação financeira”.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile