Falência? O fechamento de shopping popular em SP e substituto decretado em 2025

Shopping popular em SP encerra atividades de forma abrupta; Descubra o que de fato aconteceu e o que ficou em seu lugar
Um dos shoppings mais comentados de Botucatu, no interior de São Paulo, teve seu fim decretado de forma inesperada em fevereiro deste ano de 2025. Trata-se do Shopping Amando, o qual, após menos de um ano da inauguração, surpreendeu lojistas e consumidores com essa decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, essa situação gerou especulações imediatas sobre o que poderia ter impulsionado isso. Será que foi uma possível falência? Qual deve ter sido o motivo? Com base em informações do portal Acontece Botucatu, trazemos as respostas abaixo:
Não faliu!
Apesar das suspeitas iniciais, o fechamento do espaço não ocorreu por problemas financeiros. A decisão partiu de um grupo de empresários de Santa Catarina, que adquiriu o imóvel com a proposta de implementar um novo conceito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o fechamento, por mais abrupto que tenha sido, foi por pura estratégia:
- Permitir encerrar todas as operações em andamento a fim de viabilizar a transformação do espaço.
De acordo com informações divulgadas pelo portal local mencionado, o modelo de shopping não se encaixava na realidade da Rua Amando de Barros, uma das vias mais movimentadas da cidade e tradicionalmente voltada ao comércio popular.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ademais, para a nova administração, era necessário repensar o projeto a partir do perfil de consumo do público local e do intenso fluxo de pedestres da região:
“O modelo de shopping não condizia com a realidade do entorno” – Explicou a administração ao justificar a aposta na galeria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante do cenário e inspirados em plataformas de e-commerce asiáticas, como Shein e Shopee, os novos gestores defenderam a criação de uma galeria voltada ao consumo de massa, com preços acessíveis e foco em produtos de apelo popular.
O que substituiu o Shopping Amando em Botucatu?
No lugar do antigo shopping, inaugurou-se uma mega galeria comercial em abril de 2025, em meio às celebrações do aniversário de Botucatu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo formato trouxe mudanças significativas:
- 25 operações reunidas em modelo no qual lojistas compram cotas de participação em vez de pagar aluguel;
- Interesse de cerca de 50 empreendedores no projeto;
- Estrutura pensada para garantir acessibilidade, segurança e padronização dos pontos de venda.
Além das intervenções internas, o projeto também contemplou melhorias urbanas no entorno, como a revitalização da Praça do Bosque e a ampliação da infraestrutura de estacionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com as redes sociais do antigo Shopping Amando já desativadas, o espaço entrou em uma nova fase, com promessa de maior integração à dinâmica comercial de Botucatu.
Mas, para mais casos parecidos como esse, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.