A Lojas Pernambucanas, uma das mais tradicionais, anuncia fim de loja vital em município do estado de São Paulo e paulistas ficam em choque ao se depararem com as portas fechadas
E mais um caso de encerramento de serviço pegou clientes de surpresa na última semana de agosto deste ano de 2024. Dessa vez envolvendo um nome que raramente é mencionada em nossas matérias, a Loja Pernambucanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, ela que é reconhecida como uma gigante do setor varejista, com mais de 500 lojas espalhadas pelos 15 estados do Brasil, anunciou o fim de uma unidade vital na cidade de Campinas, munícipio do interior de São Paulo, região Sudeste do país.
De acordo com o portal Cidade ON, a mesma se localizava na Rua 13 de Maio, região central da cidade. A loja fechada ficava ao lado da unidade de uma unidade da Americanas, cuja qual também fechou e comunicou o encerramento de suas operações, no dia 04 de de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fechamentos em massa
Ainda de acordo com o portal mencionado, uma segunda unidade da loja da Pernambucanas permanece em funcionamento a poucos metros de distância da que foi fechada, na esquina do corredor de compras com a Rua José Paulino.
Em nota enviada ao acidade on, a Pernambucanas informou que o fechamento da loja localizada na Rua 13 de Maio: “faz parte da estratégia de avaliação de desempenho dos pontos de venda da companhia, prática comum no setor varejista”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa reitera ainda que todo o processo de encerramento da unidade foi realizado dentro dos padrões de mercado. A nota ainda informou que “foi enviado aos clientes um comunicado sobre o encerramento da unidade”.
Esses fechamentos de mais um comércio no tradicional corredor de Compras no Centro da cidade levanta um alerta e preocupação entre os muitos consumidores quanto ao futuro dessa região, cuja qual é tão importante para Campinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão da Americanas em fechar a unidade que atuava há décadas no mesmo ponto se somou a esse vazio deixado no comércio local.
Outra que fechou as portas, em junho deste ano, foi a tradicional Skina Magazine, a poucos metros de distância, na esquina com a Rua José Paulino. Atualmente, ela está apenas atendendo para receber carnês e vender equipamentos de loja, como manequins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a repositora de supermercado Juliana Lourenço, a sensação é de abandono com o Centro de Campinas: “Acredito que os proprietários ficam divididos entre fechar uma loja que está deixada ao abandono e ter a sua garantia de venda em outras unidades” – Afirma.
Quando a Pernambucanas foi fundada?
A Lojas Pernambucanas é considerada uma das mais antigas e tradicionais varejistas do país. De acordo com o portal da própria empresa, o ano do seu surgimento foi em 1909, na região de Recife, Pernambuco.
- Importância da Pernambucanas: Sua história é marcada por inovações revolucionárias e pioneiras em diversas fases de sua trajetória, com soluções que beneficiaram não apenas a empresa, mas que trouxeram impactos sociais e no setor varejista. Uma curiosidade interessante é que ela foi a primeira a introduzir a leitura por código de barras no Brasil, no fim dos anos 80. Referência no varejo nacional, a companhia tem contribuído ao longo das décadas para o desenvolvimento do Brasil, com antecipação de tendências e melhores práticas de mercado.