Feriado prolongado é confirmado na sexta (9/1) em cidade de MG

Feriado prolongado é confirmado na próxima sexta (9/1) em cidade de MG na gestão Zema

Próxima sexta-feira, 09 de janeiro, será feriado municipal em Centralina, o que trará um feriado prolongo para inúmeros trabalhadores

02/01/2026 9h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ilustração feriado (Montagem TV FOCO / GMN)

Centralina, em Minas Gerais, possuí feriado municipal em 09 de janeiro

Moradores de uma cidade do interior de Minas Gerais começaram o ano novo com uma folga garantida. Isso porque, a próxima sexta-feira, 09 de janeiro, será feriado municipal em Centralina, o que trará um feriado prolongo para inúmeros trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A data irá beneficiar servidores públicos municipais e inúmeros trabalhadores do comércio que seguem o calendário oficial da cidade.

O feriado ocorre durante a gestão do governador Romeu Zema, mas não tem relação direta com o governo estadual, já que se trata de uma celebração exclusivamente municipal, prevista na legislação local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que dia 09 é feriado em Centralina?

O dia 09 de janeiro marca o aniversário de Emancipação Política-Administrativa de Centralina, uma das datas mais importantes da história do município.

A data de fundação ocorreu em 09 de janeiro de 1954, marcando a emancipação política do município.

Neste ano, a cidade celebra 72 anos de trajetória histórica, o crescimento econômico e o desenvolvimento social ao longo das últimas décadas.

Como funciona a comemoração do aniversário da cidade?

De acordo com informações da Prefeitura de Centralina, o aniversário da cidade é considerado o primeiro grande evento oficial do ano no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, a data costuma movimentar moradores e visitantes de cidades vizinhas. Tradicionalmente, a programação inclui:

  • Inauguração de obras e anúncios de investimentos da prefeitura
  • Shows musicais e apresentações culturais
  • Eventos cívicos e participação ativa da população
  • Distribuição gratuita de bolo comemorativo e refrigerante

As atividades acontecem ao longo do dia 09 de janeiro, transformando o feriado em um momento de confraternização, lazer e valorização da história local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, Centralina também possuí uma data marcante em seu calendário religioso cultura: a festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo.

O evento reúne fiéis em missas, procissões e festividades tradicionais, sendo um dos momentos mais aguardados do ano pela comunidade.

No entanto, é importante lembrar que o feriado é exclusivamente municipal e vale apenas para Centralina.

Ou seja, os demais municípios mineiros seguem normalmente o calendário estadual e nacional, exceto quem possuí folgas próprias na mesma data.

Quais são os feriados nacionais em 2026?

Por fim, 2026 chegou e muitos trabalhadores já começam a planejar folgas e viagens. A boa notícia? O calendário do próximo ano promete ser favorável, com diversas possibilidades de emendas e folgas prolongadas. Veja datas:

  • 1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal
  • 16 e 17 de fevereiro (segunda-feira e terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo)
  • 3 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa
  • 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
  • 1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho
  • 4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
  • 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
  • 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (segunda-feira) – Finados
  • 20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra
  • 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.