Feriado agora toda semana: Jornada de trabalho reduzida para 4 dias e você precisa saber disso

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/05/2023 17h34

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Imagem ilustrativa mostrando pessoas saindo do trabalho - Foto Reprodução Internet

Jornada de trabalho reduzida já é realidade em países e você precisa saber as vantagens e desvantagens da mudança

E nos últimos dias uma notícia tem repercutido bastante, ao ser discutido a possibilidade de uma jornada de trabalho reduzida para apenas quatro dias, e você precisa saber todos os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para melhor entender, acontece que em muitos países a jornada reduzida já é uma realidade. Podemos citar como exemplo, Bélgica, que com a mudança, passou a sua jornada de trabalho para ser de 10 horas, distribuído para apenas quatro dias, ao invés de cinco.

A saber, também existe o modelo de trabalho “100-80-100”, ou seja, 100% do trabalho em 80% do tempo por 100% do salário, que é usado em países como Japão, Estados Unidos e na Nova Zelândia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

País acaba de anunciar redução na jornada de trabalho - Foto Reprodução Internet

País acaba de anunciar redução na jornada de trabalho – Foto Reprodução Internet

Mas com essas mudanças, muitos questionamentos surgem a respeito da redução da jornada semanal, que, na prática, basicamente daria um feriado toda semana aos trabalhadores.

Quais são as vantagens da jornada reduzida?

A verdade é que, segundo informações que foram divulgadas, nos países que já aderiram à jornada de trabalho reduzida, os trabalhadores estão se mostrando menos estressados. Além disso, também houve uma grande queda a incidência de burnout e outras doenças psíquicas causadas pelo exercício.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Empresas fazem teste e confirmam que semana só terá 4 dias de trabalho - Foto; Reprodução/Internet

Empresas fazem teste e confirmam que semana só terá 4 dias de trabalho – Foto; Reprodução/Internet

De acordo com a psicóloga Hannah Schade, do Instituto Leibniz Pesquisa sobre o Trabalho, da Universidade Técnica de Dortmund, os trabalhares também pediram menos licença médica, isto, pois, eles teriam tempo suficiente para se recuperar da jornada de trabalho.

Mas essa mudança tem desvantagens? A resposta é sim. Uma das desvantagens é que essa jornada não é aplicável a todos os setores de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para um controle melhor das dívidas é necessário se planejar (Foto Reprodução/Internet)

Pessoa trabalhando em casa (Foto Reprodução/Internet)

“Vai ser um desafio para campos em que os serviços precisam ser prestados aqui e agora, em horários fixos, a clientes, a indivíduos que dependem de cuidados”, afirmou Bernd Fitzenberger, diretor do Instituto de Pesquisa de Mercado de Trabalho e Atividade Profissional.

Setores como transporte e segurança, talvez fossem prejudicados com uma jornada de trabalho reduzida. “Se aplicássemos uma norma rígida, afetando igualmente todos os ramos, isso poderia comprometer a competitividade”, justifica Fitzenberger.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, ele também afirma que, ter mais responsabilidades de entregar mais trabalho em menos tempo, pode gerar uma carga maior de estresse. E então fica o questionamento: você iria aderir a uma redução na sua jornada semanal de trabalho?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.