
Fernanda Montenegro está no ar em O Outro Lado do Paraíso. (Foto: Raphael Dias/TV Globo)
Aos 88 anos, Fernanda Montenegro está em plena forma. No ar em O Outro Lado do Paraíso, atual folhetim das 21h da Globo, a atriz, que já é uma das mais respeitadas da televisão brasileira, segue roubando a cena.
Em entrevista ao jornal Estadão, a veterana falou sobre a vidente Mercedes e a “pureza” notável da sua personagem, junto com Josafá (Lima Duarte), seu companheiro inseparável. “Ela é uma personagem de folhetim. Acho que tanto o Josafá quanto a Mercedes são dois personagens que só podem existir desse jeito dentro de um ‘folhetinão’. E um dos grandes acordos que tenho com a história de O Outro Lado do Paraíso é justamente aceitar o absurdo do melodrama. E acho também que, como estamos vivendo uma época muito difícil, todos nós gostaríamos, sim, de um dia sair de dentro de um caixão que está no fundo do oceano. Então, essa viagem na fantasia da sobrevivência, acho que nossa novela tem isso muito vivo”, declarou.
+ O Outro Lado do Paraíso: Descubra quem é o verdadeiro dono do bordel de Pedra Santa
Fernanda também comentou sobre a polêmica da vez no mundo do cinema e da TV: as denúncias de assédio contra profissionais da área, alguns até renomados. “Acho que o estupro é um crime inafiançável, não tem perdão. Não só estupros com mulher, mas com homens também”, afirmou. “Acho que nunca é tarde para se falar o que se quer falar, mesmo que seja algo que levou 20, 40 anos em silêncio. A gradação do que é mais criminoso ou menos criminoso, aí não sei. Sei que, quando é algo que não é aceito e vai para a força, é um ato criminoso. Botou a mão no joelho, não quer a mão no joelho, manda a mão na cara. Levanta e bota a boca no mundo, seja onde for, num bar, num trem, com chefe. Hoje em dia acho que há um movimento forte para se dizer que não quer”, completou.
A atriz ainda relembrou o polêmico beijo gay que protagonizou com Nathalia Timberg em Babilônia (2015), e afirmou que se a cena fosse ao ar hoje, talvez não houvesse tamanha controvérsia: “Foi um beijo suave, de amor, sem erotismos, nem sexualidade, mas tenho impressão que hoje não causaria nenhum escândalo. Três anos depois, se eu e Nathalia nos beijássemos numa novela – não com tanta pureza, até poderia ter mais avanços -, não sei se teria aquela grita toda”.

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em cena de Babilônia. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Tópicos nesse artigo:
