
Emissora pública é voltada para o conhcimento cultural (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos anos 1960 iniciava no Brasil uma nova forma de impulsionar a educação e a cultura, levando conteúdo de qualidade mais rápido e mais longe do que os métodos tradicionais.
Nesse contexto, no dia 16 de junho de 1969, a TV Cultura iniciava as suas transmissões no estado de São Paulo. Mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma entidade sem fins lucrativos, a emissora tem o caráter de TV pública, sendo considerada a segunda melhor emissora do mundo, atrás apenas da BBC One segundo o instituto inglês Populus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A programação infantil sempre teve grande importância no canal paulista. Atualmente, o principal produto para crianças é o “Quintal da Cultura”, mas também se destaca o seriado Pedro e Bianca, que ganhou recentemente um Emmy Kids Awards e um Prix Jeunesse International.
Principais programas
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roda Viva
Atual cenário do “Roda Viva” (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ar desde 1986, o “Roda Viva” é um talk show exibido nas noites de segundas-feiras, oferecendo à sociedade brasileira informações de interesse público. Além disso, a atração já foi mediada por vários comunicadores importantes como Rodolpho Gamberini, Lilian Witte Fibe, Marília Gabriela, Paulo Markun, Heródoto Barbeiro, Mario Sergio Conti e atualmente por Augusto Nunes.
Com um cenário único, os entrevistados são cercados de jornalistas e especialistas convidados para expor suas opiniões e esclarecer questões relevantes. Entre os convidados do programa estão Fidel Castro, Tom Jobim, Leonel Brizola, Hebe Camargo, Hugo Chávez, Ayrton Senna, Jô Soares entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Castelo Rá-Tim-Bum
Elenco do seriado “Castelo Ra-Tim-Bum” reunido (Foto: Divulgação)
O “Castelo Rá-Tim-Bum” foi um seriado produzido exibido pela TV Cultura, sendo uma de suas maiores audiências nos anos 90. A atração infantil recebeu muitos prêmios no Brasil e no exterior.
A série contava a história de Nino, um menino de 300 anos que pertencia a uma família de feiticeiros, morava em um castelo e desejava conhecer outras crianças.
Cocoricó
[youtube width=”640″ height=”390″]http://www.youtube.com/watch?v=RDdz65UiRbc[/youtube]
No vídeo acima, conheça a turma do paiol que canta a música “A história do Cocô”
Outro sucesso, o “Cocoricó” é programa infantil feito pela TV Cultura desde 1996. Com bom humor, ensina e aproxima a criança à vida do campo. A maioria dos personagens da atração são bonecos animados que representam animais falantes.
O protagonista chama-se Júlio, um menino de 8 anos que nasceu na cidade grande. Ele vai passar as férias com seus avós e se encanta pela Fazenda Cocoricó repleta de animais, que fica na cidade de Cocoricolândia. Atualmente “Cocoricó” está sendo exibido dentro do “Quintal da Cultura”.
Viola, Minha Viola
A apresentadora Inezita Barroso e a dupla Chitãozinho e Xororó (Foto: TV Cultura)
Comandado por Inezita Barroso, o programa “Viola, Minha Viola” completou em 2014 a marca de 34 anos de transmissão ininterrupta, sendo o mais antigo do gênero musical na TV brasileira. No sentido audiovisual, é também a principal fonte de registro da música caipira e sua evolução recente.
O “Viola” é um exemplo de resistência e de audiência. O palco do atração recebeu os principais cantores do gênero – em seu início de carreira, no auge ou em suas últimas participações na TV.
Principais famosos que passaram pela TV Cultura:
Carlos Nascimento (jornalista);
Lilian Lemmertz (atriz);
Marília Gabriela (jornalista);
Nathália do Valle (atriz);
Renata Ceribelli (apresentadora);
Serginho Groisman (apresentador);
Rosi Campos (atriz).
Crescimento na audiência
A TV Cultura está se destacando cada vez mais na audiência. Desde de 2012, o canal ocupa o quinto lugar no ranking de emissoras que antes era da RedeTV!. O canal estatal alcançou média de 1,2 ponto em 2013, ante 1 ponto do ano anterior. Enquanto isso, a rede de Amilcare Dallevo passou de 0,9 (2012) para 0,8 ponto (2013).