Fez transferência errada em 2025? Nubank traz comunicado para quem fez Pix errado pelo aplicativo e quer recuperar o dinheiro perdido
Às vezes acontece da gente realizar um Pix errado e querer recuperar o dinheiro. E sabendo disso, o Nubank usou seus canais oficiais para explicar qual o procedimento nesses casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, vamos à resposta do questionamento ‘é possível cancelar Pix enviado’?. A resposta é não, e o Nubank explicou que assim que confirma a transferência, eles não podem fazer nada.
Mas, em seu site, o Nu deu umas dicas de como proceder nessas ocasiões. Tem outros meios de não ficar no prejuízo e o próprio banco explicou como fazer isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como recuperar Pix, segundo o Nubank?
Primeiramente, é preciso saber que você pode ter realizado Pix errado em duas ocasiões. A primeira, é quando é para uma pessoa e a outra, é para uma empresa. Veja o que fazer abaixo:
- Se for necessário reembolso, fale com a pessoa que recebeu e solicite a devolução, caso a conheça;
- Em compras ou pagamentos para empresas, fale com o atendimento da empresa recebedora para ter orientações sobre a política de estorno.
Além disso, caso precise dos dados do comprovante de transferência, para solicitar o Pix junto a pessoa ou empresa, você pode pegar pelo próprio aplicativo do Nubank:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Clique no saldo que aparece na tela inicial do aplicativo;
- Desça a linha do tempo para achar a transação;
- Clique na transação para gerar o comprovante.
Dessa maneira, é ir atrás de quem você fez o Pix e tentar recuperar. Vale lembrar que a pessoa que recebe o Pix errado, não tem direito de ficar com o seu dinheiro.
O que diz a lei sobre Pix errado?
Segundo o Art. 168 do Código Penal, é crime de apropriação indébita ficar com Pix de transferência errada. Além disso, a lei prevê pena de reclusão e multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, caso tenha recebido um Pix incorreto, é importante utilizar a função de estorno ou devolução no aplicativo do seu banco. Além disso, se não existe a opção, entre em contato como seu banco.
Dessa maneira, eles terão que acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Dessa maneira, você não fica no prejuízo e nem comete crime.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, sempre que for devolver, cuidado com possíveis golpes. Entre em contato com o banco e deixe ele ciente da situação para que não seja vítima de bandidos.