Fezes de rato e 500kg de carne no lixo: Vigilância Sanitária interdita açougue em supermercado popular

Vigilância Sanitária interdita açougue em supermercado gigante e popular após encontrar situação insalubre, carnes estragadas e até mesmo fezes de rato
A Vigilância Sanitária desempenha um papel crucial na garantia da segurança alimentar e no controle da qualidade dos alimentos consumidos pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suas ações, muitas vezes realizadas em conjunto com outros órgãos, têm como objetivo proteger a saúde pública, prevenindo doenças e irregularidades no setor alimentício.

Falando nisso, no dia 20 de setembro, uma operação conjunta da Coordenadoria Regional do Procon Estadual, da Vigilância Sanitária Estadual e da Polícia Militar resultou na apreensão e descarte de mais de 500 kg de carnes impróprias para o consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato atingiu os açougues de três unidades da rede Lucas Supermercados, rede de supermercado popular localizada na cidade de Prata, no Triângulo Mineiro.

A partir de informações divulgadas pelo portal G1, a equipe do TV Foco, especializada em fiscalização e serviços, traz mais detalhes sobre o ocorrido e as devidas manifestações da empresa atingida.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Denúncia e fiscalização.
A ação foi motivada por uma denúncia recebida pela Promotoria de Justiça de Prata, apontando irregularidades como:
- Manipulação e venda de carnes deterioradas e vencidas nos supermercados;
- Produtos com etiquetas adulteradas.
- Carnes fora do prazo de validade e em estado de deterioração.
- Itens acondicionados de forma inadequada.
Além das carnes, outros alimentos, com prazo de validade vencido ou sem as informações obrigatórias, foram identificados e jogados fora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os locais também apresentavam condições higiênico-sanitárias precárias, incluindo:
- Presença de sujidades;
- Fungos;
- Fezes e veneno de rato próximos aos alimentos.
Devido à gravidade das infrações, uma das unidades acabou interditada pela Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prisão e investigação.
A polícia prendeu em flagrante um homem de 24 anos, responsável pelos supermercados, por crimes contra a saúde pública.
“Ter em depósito, expor à venda ou entregar matéria-prima ou mercadoria impróprias para consumo”
As investigações criminais continuaram sob responsabilidade da Polícia Civil, enquanto o Ministério Público conduziu os procedimentos administrativos.
Nota do supermercado.
De acordo com o G1, em nota oficial, o Lucas Supermercados afirmou que está colaborando com as autoridades e repudiou qualquer conduta que coloque em risco a segurança alimentar.
Veja abaixo na íntegra a nota:
“O Supermercado Lucas, em respeito aos seus clientes e a toda a comunidade, vem por meio desta nota esclarecer sobre as informações divulgadas pela imprensa.”
Em vistoria realizada pela Vigilância Sanitária e Procon, ocorrida nos dias 17 e 18 de setembro em nossas lojas de Prata-MG, houve a imputação de produtos impróprios para o consumo, ocasionando a interdição de uma das nossas unidades.
Estamos trabalhando para nos inteirarmos da veracidade dos fatos.
E informamos que estamos colaborando com os órgãos competentes e não compactuamos com nenhuma conduta ilícita, assim como repudiamos qualquer ato que viole a segurança alimentar.
Seguimos empenhados no atendimento às normas vigentes.
Por fim, reiteramos o nosso compromisso com os nossos clientes. Somos uma empresa com mais de 20 lojas em Minas Gerais e Goiás e mais de 1.400 colaboradores. Ao longo dos 32 anos de história, sempre trabalhamos para garantir o padrão de qualidade dos produtos que comercializamos, e acima de tudo, o bem-estar e satisfação dos nossos clientes.
Nos colocamos sempre à disposição para mais esclarecimentos.”
Qual a situação atual e a importância da Rede Lucas Supermercados?
Vale destacar que a intervenção da Vigilância Sanitária atingiu somente as unidades mencionadas. Além disso, há mais de 30 anos a rede oferece uma experiência de compra agradável, com produtos e serviços de qualidade, preços justos e atendimento acolhedor.
Ao procurarmos a situação atual das unidades atingidas, não as encontramos em fontes oficiais. No entanto, buscas no Google indicam que elas estão funcionando normalmente, conforme podem ver na imagem abaixo:

O que leva a crer que a rede de fato tomou as devidas providências.
Considerações finais:
- Em suma, uma operação conjunta de fiscalização em Prata, Minas Gerais, resultou na apreensão de mais de 500 kg de carnes impróprias para consumo em três unidades da rede de supermercados Lucas.
- A ação identificou carnes deterioradas e vencidas e condições precárias de higiene nos estabelecimentos.
- No entanto, tudo indica que a situação foi regularizada.
Mas, se quiser saber sobre outras intervenções da Vigilância Sanitária, clique aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
