Fiasco e falência: O adeus de montadora rival da Volkswagen que não resistiu a concorrência

Mesmo com o mercado de veículos super aquecido no Brasil, varias montadoras vem fechando suas portas, e não foi diferente com uma gigante da área
Quem um dia poderia imaginar que uma marca tradicional como a Ford deixaria de produzir seus carros no Brasil depois de tantos anos de atividades? Pois é, mas isso aconteceu em janeiro de 2021, quando a marca do oval azul anunciou que iria interromper a produção de seus modelos em território nacional e passaria a ser apenas uma importadora de veículos. Além da Ford, também encerraram a produção a Mercedes-Benz e a Troller. Mas será que esse movimento parou por aí?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Boris Feldman e Enio Greco conversaram obre o assunto para o canal no Youtube Vrum, e arriscaram palpite sobre qual montadora seria a próxima a fechar suas portas no Brasil.
Esse “estranho” movimento recente de montadora fechando fábrica no Brasil começou com a Mercedes-Benz, no fim de 2020. A ocasião, a marca alemã anunciou o fim da produção em sua fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, onde eram montados dois modelos: o SUV GLA e o sedan Classe C. A unidade fabril foi inaugurada em março de 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadora confirma fim da produção de carro amado (Reprodução: Internet)
Efeito dominó
Pouco tempo depois, mais precisamente em 11 de janeiro de 2021, a Ford anunciou o fim da produção de seus modelos (Ka hatch e sedan e EcoSport) na fábrica de Camaçari, na Bahia, e na outra de motores e transmissões em Taubaté (SP). Ao deixar de ser montadora no Brasil, a Ford optou por também encerrar a produção na fábrica da Troller, em Horizonte (CE). A marca do oval azul era dona da produtora de jipes.
Vale lembrar que a Audi também chegou a encerrar a produção do modelo A3 na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Mas a montadora retomou as atividades na unidade em junho de 2022, mas dessa vez para produzir a nova geração do Q3.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Qual concorrente da Volkswagen declarou falência?
O mercado de veículos está cada vez mais aquecido no Brasil. Assim, grandes marcas tem buscado inovar e trazer modelos para todos os gostos, na expectativa de garantir o favoritismo. Mas, infelizmente, não foi esse o fim que uma montadora gigante levou.
Muita gente não conhece, mas, a Adamo foi uma fabricante de automóveis esportivos brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadoras de carros se preparam para encerrar produção de 7 modelos no Brasil – Foto: Canva
A empresa foi criada por Milton Adamo em 1971. Num discreto galpão de 560 metros quadrados em São Paulo, junto a indústria de móveis de poliéster da família. Para os carros esportivos, ele usava uma espécie de plástico reforçado com fibra de vidro para moldar a carroceria.
Da montadora, o primeiro modelo que o público viu foi um pequeno esportivo chamado GT, que foi apresentado no estande da Petrobras no VI Salão do Automóvel. Tudo parecia estar indo bem, mas, o que a fabricante não imaginava era o que viria pela frente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, com a abertura das importações pelo então presidente Fernando Collor de Mello, a empresa não resistiu a forte concorrência e ficou produzindo pequenas unidades apenas sob encomenda até meados de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu