Retorno triunfal dos carros populares: Fiat, Renault e Citroën se unem com a MELHOR notícia aos motoristas

Carros populares podem voltar e Fiat Renault e Citroën acabaram se unindo de para dar a melhor notícia
Como muitos sabem a MP do Governo Federal para trazer o carro popular novamente ao mercado finalizou em julho, porém os efeitos dos descontos que variavam de 2 mil a 8 mil acabaram sendo estendidos até a primeira semana de agosto.
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O que foi uma grande alegria pra milhares de motoristas que acabaram conseguindo conquistar um carro 0km a preços bem vantajosos.
De acordo com o portal Mobi Auto, o mercado automobilístico permaneceu aquecido mesmo com os bônus do governo, que foi de 800 milhões, esgotado.
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Ainda segundo o portal, algumas montadoras acabaram abrindo mão de parte dos lucros para melhorar o desempenho este ano, visto que os anteriores haviam sido trágicos nesse quesito.
Inclusive, a Fiat, Renault e Citroën acabaram se juntando e uma ótima notícia acabou fazendo a alegria de milhares de motoristas no último mês de setembro, sobre qual iremos falar logo mais …
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Antes de mais nada
Primeiramente é bom ter em mente que, segundo levantamentos feitos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), divulgado em 7 de agosto, até a metade do mês passado cerca de 50% dos emplacamentos foram de carros vendidos com o que restava desse bônus.
Porém, a partir da terceira semana do mês de julho, as vendas passaram a cair novamente, mas ainda assim a média diária de emplacamentos permaneceu em nível parecido, para fechar o mês com 215,7 mil veículos leves vendidos.
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Volume mensal esse que não se via desde dezembro do ano de 2020, e o melhor julho desde 2019, com crescimento de 20% sobre junho e de 27,6% ante o mesmo mês de 2022.

Concessionárias voltaram a ser frequentadas por clientes após a MP do Governo Federal (Foto Reprodução/Internet)
O mais impressionante é que o volume de vendas permaneceu elevado na primeira semana de agosto, o que foi um grande boom comparado à mesma época do ano de 2022, quando o problema maior era a falta de chips eletrônicos que limitava a produção*
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*Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui
Sem dúvidas os descontos dados pelo governo acabaram esquentando e muito o interesse por parte do público em comprar um carro zero o que, consequentemente atraiu mais gente às concessionárias.
Com os clientes presentes era simples um vendedor convencer os mesmos a comprarem um carro, mesmo sem os descontos acima da média oferecidos pela findada (e saudosa) MP.
Mas antes de mais nada, o que importa agora é saber por quanto tempo os fabricantes vão bancar as promoções sem a ajuda fiscal do governo.
Segundo uma consultoria, os descontos diminuíram bastante após o fim dos subsídios e os preços já estão bem próximos dos valores sugeridos de tabela, o que ainda assusta muita gente na hora de fechar negócio.
O que mais deve impactar o mercado daqui por diante é a redução dos juros dos financiamentos, após os cortes na taxa básica Selic iniciados este mês pelo Banco Central, o que também aumenta a oferta e a aprovação de crédito no mercado.
Ou seja, caso o custo do financiamento cair, o valor a ser financiado também. Com isso a matemática é simples e clara; quando o valor das parcelas diminuem e aí elas começam a caber justinho no bolso do cliente.
Bom pra todo mundo
Fora isso, ao mesmo tempo que bancos costumam ter aversão ao risco, a aprovação de fichar sobem com essa projeção. Ainda de acordo com o Mobi Auto, as montadoras devem e podem promover de forma autônoma os preços.
Afinal de contas, os custos de produção já voltaram a ficar mais comportados e as empresas estão reportando lucros robustos, portanto poderiam destinar parte dos ganhos para promover descontos e, assim, vender mais e capitalizar em cima do aumento de volumes.
Mas essa situação deve ser estimulada pelos próprios consumidores que, mesmo indiretamente, podem obrigar as montadoras a seguir esse caminho.
É a máxima lei da oferta e procura: Se a demanda cair os descontos voltam a aparecer … Logo os carros populares podem sim ter uma volta TRIUNFAL, mas dessa vez, pelas mãos dos próprios consumidores
Ok, mas aonde a Fiat Citroën e Renault entra nessa história?
Agora vamos aos dados que mais interessam dessa matéria e que pode ter te matado de curiosidade até aqui. Lembra que falamos ao longo deste texto que algumas montadoras passaram a oferecer carros mais baratos, mesmo após a medida nova do governo? Pois bem …
De acordo com um levantamento feito pelo Auto Esporte, tanto a Fiat, como a Renault e Citroën estão unidos na lista dos carros mais baratos do último mês de SETEMBRO de 2023.
E foram eles:
1. Fiat Mobi Like – R$ 64.690
2.Renault Kwid Zen – R$ 65.7904
3.Citroën C3 Live – R$ 68.990

Fiat Mobi Live (Foto Reprodução/Internet)

Renault Kwid Zen. Foto: Reprodução/Internet

Citroën C3 Live (Foto Reprodução/Internet)
Obviamente esses valores estão bem acima do que o brasileiro se acostumou com a MP do governo, uma vez que era possível obter carros populares, que giravam em torno de 40 a 50 mil.
Porém, comparado aos valores anteriores à MP do governo, estão ainda bem vantajosos. Com essa notícia não tem como motoristas, em todo o país, não sentirem um sopro de entusiasmo, não é mesmo?
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.