FIM de 350 postos e funcionários na rua : Rival da Samsung baixa facão pra se salvar de rombo em país

Rival da Samsung toma medida drástica e realiza uma série de cortes de postos de funcionários para escapar de possível rombo financeiro
Uma das maiores rivais da Samsung, anunciou um plano significativo de demissões em uma tentativa drástica de conseguir escapar de rombos financeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que garante a sua permanência e competitividade no mercado mundial, que está cada vez mais desafiador.
Trata-se da Nokia, que colocou certa de 2.000 funcionários na rua na China , enquanto na Europa, o número de postos cortados deve atingir 350:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- A medida visa trazer uma economia de 800 milhões a 1,2 bilhão de euros até 2026.
- O que poderia significar um rombo significativo e gradual à Nokia nesse período, caso o corte não fosse efetuado.
Cenário exposto
A equipe do TV Foco apurou através de informações coletadas pelo O Antagonista, um total de 10.400 funcionários na China e 37.400 na Europa foram realizados até dezembro de 2023.
Tais cortes, acabaram afetando drasticamente a força de trabalho global da Nokia.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A meta é reduzir o número total de empregados, atualmente em torno de 78.500, para algo entre 72.000 e 77.000 nos próximos dois anos.
Conforme mencionamos, esses cortes seguem um contexto de desafios que afetam diversos países, levando a empresa a implementar medidas rigorosas de contenção para manter sua sustentabilidade no mercado:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Porém, apesar dos cortes a Nokia reportou um aumento de 9% no lucro operacional durante o terceiro trimestre de 2023, evidenciando os primeiros resultados das economias.
- No entanto, as vendas líquidas ficaram aquém das expectativas do mercado, mostrando que a empresa ainda enfrenta dificuldades em seu desempenho global.
- Até agora, economizaram-se 500 milhões de euros brutos, mas o foco permanece na expansão dessas reduções.
Investimentos e pensamento no futuro
Ainda de acordo com o portal, mesmo diante das demissões, o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, garantiu que a empresa não reduzirá seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Lundmark destacou que a empresa está satisfeita com o progresso das economias já realizadas e reafirmou o compromisso da Nokia em continuar inovando no setor de telecomunicações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso sem falar nas chances de conseguir oferecer vantagens maiores ou até mesmo similares às rivais como a Samsung e Apple.
O que é um ponto crucial para sua relevância em um cenário de rápida evolução tecnológica. Como muitos sabem, o setor tecnológico são os que mais sofrem com defasagem.
Vale lembrar que a Nokia correu o risco de falir de vez, por conta disso, como podem ver por aqui*.
A Nokia chegou a lançar um novo celular?
De acordo com o portal Olhar Digital, a Nokia através da HMD, marca responsável por celulares com a marca da Nokia, atualizou sua linha com 3 novos feature phones.
Celulares que não trazem todos os recursos de um smartphone, mas possuem funções básicas vistas nos modelos de décadas passadas.
Os aparelhos anunciados incluem o 215 4G, o 235 4G e o 235 4G.
Os modelos possuem diversas características em comum, e servem para “a geração Z se desconectar com estilo, e realizar um ‘detox digital’”, de acordo com o que afirmou a marca.
Para saber mais sobre as principais marcas de celulares, clique aqui*

Nokia anuncia demissões em massa em contensão de despesas (Foto Reprodução/Montagem/Teletime)

CEO da Nokia, Pekka Lundmark (Foto Reprodução/KUVA: Karoliina Vuorenmäki)

Nokia, atualizou sua linha com 3 novos feature phones (Foto Reprodução/Redes sociais)
Conclusões finais:
Em suma, a Nokia anunciou demissões em massa para enfrentar desafios financeiros, buscando economizar até 1,2 bilhão de euros. Apesar disso, a empresa continua investindo em inovação e pesquisa para manter sua competitividade no setor de telecomunicações.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
