Fim antecipado da CNH: Nova lei de trânsito em vigor traz alerta máximo aos motoristas 50+ no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mudanças acontecerão na CNH em 2025 - (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma nova lei de trânsito em vigor chegou trazendo o ‘fim’ antecipado da CNH aos motoristas idosos acima dos 50 anos

Uma nova lei de trânsito em vigor chegou cravando um alerta máximo sobre ‘fim’ antecipado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos motoristas acima dos 50 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, a partir de informações divulgadas pelo portal ‘FDR’, a alteração diz respeito a validade da CNH, que, aos motoristas acima dos 50 anos agora tem o fim antecipado.

Destacando que, não existe idade limite para dirigir, no entanto, alguns cuidados são tomados aos motoristas mais velhos, para garantir não só a segurança no trânsito, mas também a segurança pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa lei em vigor que altera as datas da renovação da CNH, crava o fim antecipado da validade aos motoristas acima dos 50 anos, que antes era de 5 anos para qualquer idade.

Resumo

Fim antecipado da CNH

Antes, a renovação da CNH ocorria a cada 5 anos, mas, desde 2021, depende da idade do cidadão. Quanto mais velho, em menos tempo chega o fim da validade do documento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal mudança é para quem já atingiu os 70 anos. Isso porque, para esse grupo, a validade da CNH é de apenas 3 anos. Assim, esses motoristas devem passar por exames com mais frequência, para confirmar a aptidão para dirigir.

No entanto, é importante realizar os exames pelo menos a cada ano. Isso ajuda a proteger a vida dos idosos e de todos que estão nas ruas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destacando também que, independentemente da idade, todos os motoristas deverão fazer a renovação em até 30 dias após o vencimento.

Considerações finais

Em suma, a validade da CNH diminuiu, ou seja, agora o documento possui o fim antecipado aos motoristas idosos. Destacando que a renovação é obrigatória, caso o motorista deseja continuar dirigindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A renovação deve ser feita no Departamento de Trânsito (Detran) do respectivo estado. Assim, o motorista deve passar por exames médicos novamente e pagar as taxas estaduais.

Por fim, destacando que essas novas regras visam garantir a segurança no trânsito e pessoal do motorista idosos, não colocando a sua e nem a vida dos outros condutores em risco.

O que acontece se andar com a CNH vencida?

Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, essa situação, se trata de uma infração gravíssima.

A multa é de R$293,47 e 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.

Veja também mais uma matéria envolvendo alterações na CNH CLICANDO AQUI.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile