Já pode se despedir: Anvisa proíbe às pressas produto popular de donas de casa e confirma fim nas prateleiras

A proibição da Anvisa que acabou atingindo até as donas de casa
A Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que se trata de uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, confirmou a proibição de um produto que acabou pegando milhares de donas de casa de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o fim confirmado nas prateleiras dos mercados, o TV Foco relembra nessa segunda-feira (15) aos seus leitores, sobre qual é o produto que você já pode se despedir, segundo a determinação da Anvisa.
Bom, o fato é que a Anvisa e a Justiça Federal permaneceu com a decisão do órgão, onde a mesma cancela o comércio de álcool etílico 70º INPM, com restrição somente ao período da pandemia de Covid-19. A 4ª Vara de Criciúma (SC) negou o pedido de indústria de químicos para a rever a determinação do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, a Waltrick Quimica Sul suplicou a suspensão da lei da agência para o álcool 70 da empresa ser vendido até a sua validade, em 2031. Porém, o juiz Eduardo Didonet Teixeira considerou que ‘registro do produto comercializado pela impetrante pode ter validade até 2031, mas as condições nas quais o produto é comercializado, não’.
Todavia, é importante destacar ainda que a Anvisa havia autorizado a venda do produto até o dia (31) de dezembro de 2023. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 766, as empresas devem esgotar o estoque para venda ampla do álcool com concentração de 70% até o dia (29) de abril de 2024, 120 dias após o último prazo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Muitos não sabem, mas a comercialização do álcool 70% líquido foi proibida no Brasil em 2002, após uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontar “os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão, principalmente em crianças”.

O álcool 70% foi proibido?
Desde então, a venda foi restrita a lugares como hospitais, laboratórios e empresas que necessitam de uma esterilização específica. Mas, em 2020, o governo federal implementou medidas extraordinárias para auxiliar no combate ao patógeno. Entre elas, destacou-se a liberação temporária da Anvisa para a venda do álcool 70% líquido em mercados e farmácias, prevista na RDC 766/2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, conforme foi divulgado pela Anvisa, “para fins de esgotamento de estoque”, a venda ainda poderia ser feita por mais 120 dias após o término da vigência da resolução, ou seja, prazo que se encerra no dia 30 deste mês. Por isso, a partir de maio, mercados e farmácias estarão novamente proibidos de comercializar o álcool 70%, segundo o portal CFF.
A medida sem dúvidas acabou afetando inclusive as donas de casa, que também costumavam usar esse produto em questões de limpezas de ambientes em casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br