Fim do Bolsa Família? Governo emite comunicado com a real

Fim do Bolsa Família? Governo é obrigado a emitir comunicado com real a milhares de beneficiários

O Governo Federal é obrigado a se pronunciar após suposto vídeo afirmar o fim do Bolsa Família em 2025; Entenda o que está acontecendo.

19/12/2025 12h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Informe traz verdade sobre o programa Bolsa Família (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/GOV)

O Governo Federal é obrigado a se pronunciar após suposto vídeo afirmar o fim do Bolsa Família em 2025; Entenda o que realmente está acontecendo

E uma publicação viral no X (antigo Twitter) espalhou pânico ao afirmar que o governo Lula encerrará o programa Bolsa Família. O conteúdo, que já soma dezenas de milhares de visualizações, utiliza um vídeo manipulado e fora de contexto para sustentar a mentira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o Governo, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), classificou a informação como #FAKE e foi obrigado a confirmar por meio de um comunicado que o benefício permanece ativo e garantido para quem cumpre os requisitos legais.

De acordo com o G1, essa desinformação distorce um trecho de um programa da CNN Brasil, exibido originalmente em abril de 2025, para criar uma narrativa de cancelamento em massa que não existe na realidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a desinformação distorce a realidade?

Em suma, os autores da publicação utilizam um corte estratégico de uma interação entre os jornalistas Márcio Gomes e Jussara Soares.

No vídeo original, os profissionais discutiam a estratégia de comunicação do governo sobre as novas regras de transição, e não o fim do programa.

A narrativa falsa omite que o foco da gestão federal reside na “emancipação” do cidadão.

O governo planeja os programas sociais como uma fase de transição para que, ao conquistar um emprego ou aumentar a renda, o beneficiário deixe o programa por não precisar mais do auxílio, e não por um corte arbitrário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo explica todos os pontos

A pasta do MDS afirma que:

  • Não existe determinação para cortes extraordinários: O Governo Federal mantém todos os pagamentos previstos no orçamento;
  • O programa é permanente: O MDS assegura a continuidade do Bolsa Família para todas as famílias que atendem aos critérios de renda e composição familiar;
  • Foco na segurança de renda: O governo reforça que o programa cumpre o papel de reduzir a fome e enfrentar a pobreza de forma consistente.

Mas então o que é a regra de transição do Bolsa Família?

Primeiramente, o que os disseminadores de fake news chamam de “fim” é, na verdade, uma atualização na Regra de Transição, regulamentada pela Portaria n.º 1.084.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, esta regra permite que famílias que consigam emprego e ultrapassem o limite de renda continuem recebendo 50% do benefício por um período determinado.

Além disso, o governo ajustou esse prazo de desligamento de 24 para 12 meses em casos específicos, visando otimizar os recursos para quem ainda não possui qualquer fonte de renda.

MAS ATENÇÃO! essa mudança não afeta as famílias que já estavam no programa antes da nova norma e que permanecem abaixo da linha da pobreza.

Se quiser saber mais sobre essa regra, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.