Falência: Canal gigante de TV aberta não resiste a rombo de 45 bilhões e sai do ar após décadas: “Colapso”

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

19/04/2024 13h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
CANAL FORA DO AR - Montagem TVFOCO

O triste fim de um famoso canal aberto que acabou não resistindo a rombo de 45 bilhões

No Brasil, podemos contar com gigantes canais de TV que levam informações e entretenimento para milhões de telespectadores diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, dentre os gigantes, um acabou não resistindo a um rombo de 45 bilhões, saiu do ar após décadas e vocês relembram tudo sobre o fato nesta sexta-feira (19).

A saber, o canal era super conhecido entre o público e mantinha boas condições até chegar o dia de encerrar as atividades. Para quem não identificou, estamos falando da Shoptime, o primeiro canal de TV aberta de vendas do Brasil, que, segundo O Fuxico, encerrou as atividades no ano de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante destacar que o canal Shoptime fazia parte das Lojas Americanas, que está em recuperação judicial graças a um rombo de mais de R$ 45 bilhões, descobertos no início de 2023, que culminou a venda de várias áreas do grupo.

“A TV Shoptime vai mudar. A partir de 1/6 ela será digital e você poderá assistir de qualquer lugar pelo nosso canal”, diz o perfil oficial da empresa de varejo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Shoptime encerrou suas atividades (Reprodução: Internet)
Shoptime encerrou suas atividades (Reprodução: Internet)

Assim, foi destacado que, quem assistia à programação sabe que os conteúdos produzidos pelo canal, que foi lançado 6 de novembro de 1995 em um plano de expansão da operadora Multicanal, que posteriormente passou a se chamar NET (atualmente Claro), ficarão restritos aos canais digitais da Americanas.

A decisão do Shoptime em deixar as transmissões de operadoras como Sky e Claro e via satélite foi ao processo de recuperação judicial pela qual passa sua proprietária. Até porque os custos para manter o sinal em uma das principais operadoras de TV e no satélite StarOne D2 são muito altos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Canal shoptime - Foto Reprodução Internet
Canal shoptime – Foto Reprodução Internet

Na época, inclusive, Ciro Bottini, um dos principais nomes da Shoptime, entregou o que culminou o fim da empresa mesmo com o rombo descoberto das americanas:

“Tentavam fazer coisas novas a cada 90 dias e não dava certo. Tentaram colocar programas de entrevistas, mas a gente tinha que vender produto. Esse é o ponto. Parece que não entendiam e o colapso da Americanas foi inacreditável. É caso de polícia mesmo”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é o canal mais antigo do Brasil?

A primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi de São Paulo, era fundada em 18 de setembro de 1950. Ela pertencia aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.

A Tupi paulista permaneceu como única rede de TV brasileira até o ano seguinte, quando o mesmo grupo fundou a TV Tupi Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.