FIM dos cartões de crédito: Nova lei do PIX traz substituto crucial para efetuar pagamentos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/11/2024 5h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
PIX traz mudanças que podem por fim nos cartões de crédito (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/BC/Lennita)

Nova lei e sistema do PIX, um dos métodos mais usados para pagamento no país, podem colocar o uso dos cartões de crédito ainda mais em risco

Como muitos sabem, desde a sua criação em 2020, o PIX se tornou um dos métodos mais usados para pagamentos e transações financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, uma novidade envolvendo o queridinho de todas as carteiras pode colocar os cartões de crédito ainda mais na berlinda.

Trata-se do PIX por aproximação, cujo qual surge como uma modalidade de pagamento ainda mais prática e rápida, podendo modificar profundamente o setor de pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações contidas no portal Folha de S. Paulo, a equipe especializada em tecnologia do Tv Foco, contatou que essa nova regra e sistema irá permitir que pagamentos instantâneos sejam feitos apenas aproximando um dispositivo habilitado (como smartphone ou smartwatch) a uma maquininha, sem a necessidade de um QR Code.

O que faz com que o mesmo se torne um substituto ainda mais útil e até mesmo crucial para milhares de brasileiros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como funciona o PIX por aproximação ?

Em suma, esse novo sistema baseia-se no NFC (Near Field Communication), garantindo que o dispositivo se comunique com a maquininha de pagamento:

  • Autenticação: O cliente confirma a transação usando senha ou biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).
  • Criação de carteiras digitais: No momento, o Google Pay é a única carteira liberada pelo Banco Central (BC) para realizar transações com Pix por aproximação. Apple e Samsung ainda aguardam aprovação.

Ameaça aos cartões de crédito:

Conforme mencionamos acima, esse novo sistema pode significar o fim do uso dos cartões de crédito por uma série de vantagens e facilidades apresentadas como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Praticidade e acessibilidade: Permite pagamentos rápidos e simplificados, apenas aproximando o dispositivo, sem precisar abrir o app do banco. Além disso, ele pode ser vinculado diretamente à conta corrente, o que dispensa a necessidade de cartões de crédito ou débito.
  • Economia aos lojistas: Diferente dos cartões de crédito, o PIX possui taxas menores para o lojista. Roberto Campos Neto, presidente do BC, aponta que o PIX por aproximação pode diminuir o uso de cartões justamente pela redução de custos para o comércio.
  • Integração total e expansão: Com mais de 70% dos brasileiros usando o PIX, a nova modalidade deve facilitar ainda mais sua adoção, especialmente entre quem prefere transações diretas e instantâneas. A previsão do BC é que todas as instituições financeiras disponibilizem o recurso até fevereiro de 2025.

Além disso, o favoritismo do PIX como pagamento sem intermediários está cada dia maior. De acordo com dados do Banco Central, o aumento do Pix em transações instantâneas já está muito à frente dos pagamentos feitos com cartões.

    Quando os bancos irão liberar o PIX por aproximação?

    Ainda de a acordo com a Folha de S.Paulo, a adoção do Pix por aproximação está ocorrendo de forma gradual entre as principais instituições financeiras:

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Já disponível:

    • C6 Bank: Disponível para todos os correntistas via Google Pay.
    • Itaú Unibanco e Rede (sua adquirente): Disponível para correntistas e maquininhas habilitadas.
    • PicPay: Começou a liberar a funcionalidade para usuários via Google Pay.

    Fase de testes:

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    • Banco do Brasil e Cielo: Testes com funcionários e em estabelecimentos selecionados.
    • Santander: Testes com poucos clientes a partir de 14 de novembro de 2024.

    Implementação em 2025:

    • Implementação em 2025: Bancos como Bradesco, Banco Inter, Nubank, e XP planejam seguir o prazo regulatório, assim como o Mercado Pago.

    Quais desafios o PIX por aproximação encontra?

    Adequação: Apple e Samsung ainda precisam da autorização do Banco Central para participarem plenamente do sistema.

    Segurança e Educação Financeira: A adoção em massa exige conscientização sobre a segurança e vantagens da tecnologia.

    Possível impacto no crédito ao consumidor: Sem os cartões de crédito, o consumidor poderá recorrer mais ao crédito pessoal, o que pode reconfigurar a relação entre consumidores e instituições financeiras.

    Para mais informações sobre as novas regras do PIX e do Banco Central, clique aqui*

    Considerações finais:

    O PIX por aproximação mal foi lançado e já está revolucionando a concepção de métodos de pagamento entre os brasileiros.

    Ao permitir transações rápidas e simples, aproximando dispositivos como smartphones e smartwatches de maquininhas, essa tecnologia ameaça a supremacia dos cartões de crédito.

    Com taxas menores para lojistas e maior praticidade para os consumidores, o PIX por aproximação tende a se tornar ainda mais a principal forma de pagamento no país, impulsionando uma mudança significativa no setor.

    Thumbnail Video Youtube

    NOTÍCIAS DE PARCEIROS

    Autor(a):

    Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

    Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.