Fim da autoescola para a CNH? Nova lei de Lula chega em 3/12 e impactará no bolso de brasileiros

Lula deve anunciar mudanças para emissão da CNH em dezembro
No dia 3 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar as mudanças no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O governo prepara um pacote para reduzir os custos de quem deseja tirar o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Exame, inicialmente, a proposta previa eliminar a obrigatoriedade de todas as aulas práticas, mas o Ministério dos Transportes agora discute um número mínimo de aulas práticas.
Se a medida for aprovada, essas aulas – mesmo que em quantidade reduzida – poderão ser realizadas em autoescolas ou com instrutores autônomos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro do ministério, a tendência é exigir pelo menos duas aulas obrigatórias. Já a Federação Nacional das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (Feneauto) defende entre cinco a dez aulas.
Como ocorre atualmente
Atualmente, quem deseja tirar a CNH precisa realizar 20 aulas práticas exclusivamente em autoescolas, o que torna o processo caro.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, o novo modelo poderá baratear o valor final em até 80%, caso seja aprovado.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve votar a avaliar a proposta ainda neste mês.
Porém, representantes das autoescolas afirmam que várias empresas já encerraram as atividades por falta de alunos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que governo quer retirar a obrigatoriedade das autoescolas?
O governo reforça que a medida busca reduzir o custo da CNH e facilitar o acesso ao documento para pessoas de baixa renda e mulheres, que são mais afetadas pelo preço elevado.
Mais de 18 bilhões de brasileiros dirigem sem CNH e 54% da população adulta não possuí habilitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal razão para esse cenário seria o alto custo do processo, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Como funcionará o processo para tirar a CNH com as mudanças?
O cidadão deverá abrir um processo diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Mas, lembre-se: o governo manterá as provas práticas e teóricas. A única mudança será que as aulas de autoescolas deixarão de ser obrigatórias.
Desse modo, o aluno poderá decidir se quer ter aulas ou prefere se preparar de outra forma para tirar a habilitação.
O aluno terá que cumprir um número mínimo de aulas práticas?
O novo modelo poderá eliminar a carga horária mínimo de 20 horas de prática, mas deve definir um número reduzido de aulas.
Além disso, o aluno poderá escolher entre contratar um Centro de Formação de Condutores (CFC) ou contratar um instrutor autônomo credenciado pelo Detran.
Será obrigatório frequentar as autoescolas para aulas?
A proposta retira a obrigatoriedade das aulas presenciais nas autoescolas durante a emissão da CNH.
O conteúdo teórico poderá ser acontecer das seguintes formas:
- Presencialmente nos CFCs
- Por ensino à distância (EAD) em empresas credenciadas
- Módulos digitais do Senatran
CNH para categorias C, D e E
Além disso, a proposta também altera o processo para as categorias profissionais C (caminhões), D (ônibus e vans) e E (carretas e articulados).
Isso porque, o governo pretende agilizar e desburocratizar esses processos, permitindo que sejam feitos tanto nos CFCs quanto em outras entidades autorizadas.
Como será o credenciamento dos instrutores autônomos?
Os instrutores precisarão de credenciamento dos Detrans. A Senatran deve oferecer formação totalmente online para esses profissionais.
Desse modo, o instrutor será identificado pela Carteira Digital de Trânsito, onde constará como profissional habilitado para ministrar aulas.
Quando novidades passam a valer?
Por fim, a expectativa é que até o fim de novembro o governo aprove a medida.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.