Fim da CNH antecipado: Nova lei de trânsito, já em vigor, atinge motoristas de 50, 60 e 70 anos em 2024

Se surpreenda ao saber tudo sobre a nova lei de trânsito que chega com força atingindo a habilitação de motoristas de 50, 60 e 70 anos agora em 2024 com fim antecipado da habilitação para os idosos
No Brasil, quem regula as legislações do trânsito é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma nova lei nesse âmbito que chega cravando o adeus antecipado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas de 50, 60 e 70 anos em 2024. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando você consegue tirar sua sonhada carteira de habilitação, você logo nota que no documento tem marcando o fim para você renovar. Se é a primeira habilitação, ou seja, a provisória, você fica com ela um ano até poder solicitar a definitiva. Ainda, após isso, conforme sua idade, você terá um tempo estipulado para renovar ela novamente.
A Lei da CNH para motoristas idosos em 2024 trouxe mudanças importantes para quem tem 50 anos ou mais ao volante. Vale lembrar que segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implementado pela Lei nº 9.503 e vigente desde 1997, não existe um limite de idade para dirigir. No entanto, há necessidade de renovação da CNH, além da comprovação de lucidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Idosos do Brasil’, uma nova alteração no CTB, expõe um novo limite de renovação para quem passou dos 50 anos. Tem boa notícia também para quem tem entre 18 e 49 anos. Para esse clube, agora a renovação é a cada 10 anos. Antigamente, era apenas 5 anos, aumentando a margem para essa faixa etária.
Já para os motoristas com idade entre 50 e 69 anos, devem fazer a renovação a cada 5 anos. Aquele com 70 anos ou mais precisam renovar a CNH a cada 3 anos. Além disso, há a necessidade de que idosos 70+ façam algumas avaliações complementares a critério do médico, como exames específicos ou cursos de atualização em direção veicular.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
É muito importante estar em dia com o documento, evitando multas e qualquer outra dor de cabeça, garantindo principalmente a capacidade de dirigir. Destacando que, conduzir qualquer veículo com a CNH expirada é uma infração gravíssima, acarretando multa e pontos na carteira. Possuindo 30 dias após o vencimento para regularizar o documento, conforme a lei.
Desconto na Renovação:
Quem já passou dos 70 anos, pode ganhar 50% de desconto na renovação do documento. Basta ter uma carteirinha do idoso e sabe se faz parte do grupo que tem direito a desconto. E entre as exigências para renovar, o médico responsável pelo exame pode solicitar avaliações complementares, como exames específicos ou até mesmo cursos de reciclagem em direção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos precisam se atentar as novas regras de validade do documento (Foto: Reprodução/ Internet)

Carteira Nacional de Habilitação (Foto: Reprodução/ Internet)

Como idosos podem renovar a CNH?
O processo para a renovação do documento pode variar conforme cada estado. E, para dar início ao procedimento, é necessário agendar um horário de atendimento em uma das unidades do Detran com os seguintes documentos em mãos:
- Documento de identificação com foto e assinatura;
- CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: [email protected]