Fim da era do cartão de crédito e débito: Banco Central emite comunicado com substituto n°1 a brasileiros

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

05/02/2025 20h44

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central e cartão de crédito - Foto Reprodução Internet

Banco Central crava comunicado com substituto número 1 do cartão de crédito e débito. A seguir, veja todos os detalhes sobre o anúncio

Entre as diversas modalidades de pagamento disponíveis aos consumidores, o cartão de crédito e débito se destacam como ferramentas convenientes e amplamente utilizadas para transações diárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o cartão de débito realiza transações imediatas, descontando o valor da conta bancária, o cartão de crédito oferece a possibilidade de realizar compras a prazo, com um limite pré-definido.

Esse limite funciona como uma linha de crédito temporária, permitindo que o consumidor pague pelos produtos ou serviços adquiridos dentro de um período de tempo determinado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O usuário fica com a responsabilidade de quitar o valor total ou parcelado, conforme as condições estabelecidas pela instituição. Contudo, um novo meio de pagamentos vem se popularizando.

Conforme apurado pelo TV FOCO, o Banco Central informou que um substituto pode ocupar o lugar do cartão de crédito e débito, surpreendendo os adeptos aos meios de pagamentos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Alerta sobre cartões de crédito
Cartões de crédito e debito (Foto: Reprodução/Internet)

Substituto n°1 do cartão de crédito e débito

De acordo com o Banco Central, a cada ano desde, o Pix ganha mais espaço, e foi considerado a forma de pagamento mais usada segundo a autarquia, superando o cartão de crédito e débito.

Essa informação vem da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada pelo BC. De acordo com o estudo, 76,4% dos brasileiros utilizam o Pix, e para 46% dessas pessoas, ele é o meio de pagamento mais frequente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comparação, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) acaba sendo usado por 68,9% da população, sendo o mais utilizado por 22% dos entrevistados.

Vale lembrar que, na última pesquisa, realizada em 2021, o Pix ainda era recente, com apenas 46% da população utilizando o serviço e 17% o considerando o meio mais frequente de pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com o crescimento do Pix e a evolução das opções de pagamento, o dinheiro ainda mantém sua relevância no Brasil.

PIX - Banco Central (Foto: Mercado Hoje)
PIX – Banco Central (Foto: Mercado Hoje)

Segundo o levantamento, 67,6% das mulheres e 70,5% dos homens utilizam cédulas e moedas do Real. A pesquisa também revelou os meios de pagamento mais populares entre os brasileiros, veja:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Pix: 76,4%
  • Cartão de débito: 69,1%
  • Dinheiro: 68,9%
  • Cartão de crédito: 51,6%
  • Débito automático: 32,8%
  • Outras transferências eletrônicas: 15,8%
  • Vale-refeição ou alimentação: 14,7%
  • Outros meios: 0,2%

A pesquisa foi realizada entre 28 de maio e 1º de julho de 2024, com 2 mil pessoas, sendo mil delas caixas de estabelecimentos comerciais. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,1%.

O objetivo do Banco Central é melhorar constantemente a gestão do meio circulante brasileiro e aprimorar a divulgação das características das cédulas e moedas do real.

Considerações finais

Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)
Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)

Como entrar em contato com o Banco Central?

É comum que correntistas tenham dúvidas sobre como se comunicar com o Banco Central, seja para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações.

Conforme o portal oficial da instituição, o cidadão pode entrar em contato com o Banco Central por meio do serviço “Fale Conosco” no site oficial, ou ainda ligar para o número 145, disponível das 8h às 20h.

Por fim, confira mais matérias sobre o Banco Central clicando aqui!

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.