Fim da multa de 40% do FGTS? Governo bate martelo sobre demissão sem justa causa de CLTs

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/10/2024 21h44

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Trabalhadores CLT (Foto: Agência Brasil)

Governo bate o martelo sobre demissão sem justa causa a CLTs com fim da multa de 40% do FGTS

A multa de 40% do FGTS é uma indenização que o empregador paga ao CLT quando este é demitido sem justa causa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa deve depositar a multa de 40% do FGTS na conta do trabalhador em até 10 dias após a rescisão do contrato de trabalho. 

O prazo para o depósito começa a contar a partir do último dia de trabalho do trabalhador. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O trabalhador demitido sem justa causa tem direito a receber a multa de 40% do FGTS e o seguro desemprego. 

Vai acabar a multa de 40% do FGTS aos CLT?

Segundo o portal FDR, os brasileiros estavam revoltados com a possibilidade do Governo Federal realizar mudanças nas regras da multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para custear o seguro-desemprego. Porém, o governo já se pronunciou e afirmou que as notícias são frutos de fake news.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mas, O governo ia usar parte da multa de 40% paga para financiar o seguro-desemprego, o que faria o Governo Federal gastar menos com o benefício.

Porém, o governo informou que ambos são direitos que os trabalhadores possuem nos casos de demissões sem justa causa e são instrumentos de proteção social com previsão legal e constitucional. Ou seja, a informação está incorreta e nunca esteve na pauta dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão final:

Recentemente surgiram especulações de que o Governo pretendia acabar com a multa de 40% do FGTS aos trabalhadores CLT.

Portanto, o Governo desmentiu as informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE É O FGTS?

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.