FIM das dívidas de conta de luz, água e mais: 4 presentões para salvar idosos 60+

Lei em vigor tem amparado a população mais velha que tem dívidas acumuladas em contas básicas e bancos
Os idosos têm direitos garantidos por lei para se livrar de dívidas excessivas. Com o salário mínimo de R$ 1.518, válido também para a aposentadoria do INSS, mal dando para o básico, é fundamental conhecer essas regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A intenção é garantir uma velhice mais tranquila para as pessoas acima de 65 anos, que representam mais de 10,9% da população brasileira, segundo o IBGE.
Além das gratuidades, descontos em atividades culturais, vagas em estacionamentos e prioridades no cotidiano, os idosos contam com um importante direito: a redução de juros por atrasos em contas, o que envolve boletos básicos e bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Lei do Superendividamento prevê ajudar aqueles com dívidas maiores que a renda mensal, muitas vezes impossíveis de pagar devido a juros excessivos. Essa é uma ferramenta importante para proteger os idosos de práticas abusivas e garantir que eles possam viver com dignidade.
Para receber a ajuda judicial, o cidadão deve procurar pelos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou a Defensoria Pública. Uma análise é feita para verificar se o perfil do endividado se enquadra nas regras da lei, que busca evitar que as dívidas se tornem uma bola de neve.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Com a ajuda desses órgãos, os idosos podem renegociar suas dívidas e encontrar uma solução para suas dificuldades financeiras. Mas, se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades financeiras, não hesite em procurar ajuda!

Afinal, o que cobre a Lei do Superendividamento?
- Contas de consumo, como água, luz, gás e telefone;
- Faturas de cartões de crédito;
- Empréstimos pessoais e financiamentos;
- Débitos decorrentes de contratos financeiros regulares.

Conclusão
- Em resumo, idosos têm direitos para se livrar de dívidas excessivas;
- A Lei do Superendividamento ajuda com dívidas maiores que a renda;
- Com isso, a redução de juros e renegociação de dívidas se tornam possíveis;
- Órgãos de defesa do consumidor, como Procon, já oferecem essa ajuda;
- A lei cobre contas como água, luz, cartões de crédito, entre outras em aberto.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios que estão em vigor!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br