Fim das produções: 5 motos da Yamaha dão adeus, incluindo modelo rival da Honda, após anos no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Motos na rua e logo da Yamaha e Honda (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

5 motos da Yamaha dão adeus

Sempre que novas regras de emissões entram em vigor, modelos defasados ficam para trás. Portanto, 5 motos da Yamaha dão adeus, incluindo modelo rival da Honda, após anos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações da Revista Duas Rodas, o lançamento da Yamaha RD 350 brasileira ocorreu no final de 1986 e marcou o início de um novo momento da marca no país. Ela foi produzida no Brasil de 1986 a 1995 e ficou conhecida como ‘viúva negra’.

SAIBA MAIS! Já pode se despedir: 3 motos da Yamaha são oficialmente derrubadas pela Honda pra tristeza dos motoqueiros

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A moto era produzida na recém-construída fábrica da Yamaha em Manaus, edificada justamente com o propósito de possibilitar o desenvolvimento de modelos maiores e mais complexos no Brasil. A Yamaha RD 350 era leve e compacta, como uma moto criada para as pistas.

Outra moto que foi extinta da rival da Honda, foi a Super Ténéré 1200 STD, seguindo os passos da XT 660. Agora só está disponível a versão DX, que, além dos itens da extinta STD, ainda conta com controle de suspensão e aquecedor de manopla, de acordo com informações do portal Moto Mundo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Honda investiu no desenvolvimento da CRF 1100L África Twin que, ao menos por enquanto, não está disponível no Brasil. Em contrapartida, a Yamaha deixou a Super Ténéré afundar lentamente na obsolescência, dando indícios que descontinuaria o modelo em breve.

Super Ténéré 1200 (Foto: Reprodução / Moto Online)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Yamaha TMax é uma scooter que não conseguiu se vingar por aqui, de acordo com o informações do portal Moto Online. Apesar de toda a potência e conforto, o preço assustava: R$ 42.500 há quase 10 anos.

Imagina pagar um valor exorbitante de 60 salários mínimos na época. Resultado? A TMax levou um cartão vermelho dos brasileiros e em 4 anos vendeu menos de 400 unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Yamaha TMax recebeu o Cartão Vermelho dos consumidores (Fotos: Reprodução / Moto Online)

QUAIS SÃO OS OUTROS 2 MODELOS QUE TAMBÉM FORAM EXTINTOS?

Com o adeus da Yamaha VMax, o mercado global sentirá a mesma saudade que nós já conhecemos desde 2017, quando a VMax desapareceu de vez por aqui.

Na época, a marca confirmou que o fim da importação da drag bike se deu em virtude da crise que infestava o mercado nacional na ocasião. No exterior, ela seguiu normalmente em produção até agora.

Nos casos específicos da R6 e da VMax existe uma nota oficial da Yamaha. No material divulgado, a japonesa afirma ter considerado “profundamente tendências e regulamentações do mercado global”, que as levaram para optar pelo fim dos modelos para 2021.

Junto delas se vão WR250R e SMax. A R6, porém, seguirá em produção em versão específica para pistas, chamada R6 Race, não disponível no Brasil. É certo que o adeus definitivo da R6 ‘de rua’ não irá mudar totalmente nossa vida, afinal o modelo não é oferecido pela Yamaha do Brasil desde 2011.

Desse modo, nós já perdemos as atualizações que fizeram do modelo campeão de Super Sport em 2017 e de sua última geração, por exemplo, mas o fim das produções foi cravado.

Caso queira buscar essas motos, ainda é possível em revendas de particulares e usadas, mas, saiba que a Yamaha tem várias outras opções para conseguir a mesma sensação.

Yamaha (Foto: Reprodução / Yamaha)

 

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile