Paralisação nas obras de 3 estações aclamadas do Rio de Janeiro deixam cariocas devastados em 2025
Não é necessário ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão de que milhões de pessoas dependem todos os dias do transporte público. Ademais, um dos mais populares se trata do metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O modal de transporte do Rio de Janeiro, por exemplo, é um dos mais populares do Brasil e responsável por transportar cerca de 650 mil passageiros por dia. Todavia, apesar da gigantesca movimentação, 3 estações do RJ abala milhões de cariocas.
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do canal do YouTube ‘Caos Carioca’, acabou sendo o responsável por mostrar esse descaso na cidade maravilhosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 – Gávea
Logo de cara, iniciaremos falando a respeito das obras do metrô na Gávea, que se encontra abandonada. Em suma, a principal polêmica a respeito da obra é que o Governo fez malabarismos jurídicos para não emitir licitações da obra a tempo das olimpíadas.
Ademais, a obra está parada há quase 10 anos. Todavia, em setembro, segundo o g1, o Tribunal de Contas do Estado aprovou o termo de ajustamento de conduta que possibilitava a retomada dos trabalhos. Porém, elas ainda não foram retomadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Projeto de integração das linhas 1 e 4
Vale mencionar que, o segundo projeto abandonado previa que a integração entre as linhas 1 e 4 ocorreriam em Botafogo. Ela ocorreria na estação atual de Botafogo, chamada de São João. A estação, que jamais foi finalizada, fica abaixo do morro São João.
A estação acabou sendo parcialmente escavada e quem vai de metrô de Botafogo a Copacabana pode ver parte das obras. Porém, também teve as obras abandonadas. E o que foi criado tem apenas ligação com a linha 1, absolutamente nada mostra como aconteceria a integração com a linha 4. Hoje está em estado deplorável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 – Integração da linha 2 (ligação entre a Estácio e a Carioca)
Por fim, o abandono mais antigo e prejudicial de todos se trata da ligação da linha 2 entre a estação Estácio e a Carioca. Essa é a maior incógnita na vida dos cariocas e fluminenses. Abaixo da Estação da Carioca existe uma obra fechada desde sua conclusão em 1981.
A ideia é ter uma rede integrada metropolitana. As obras começaram em 88, compraram um tatuzão e quando estava tudo pronto para iniciar, tudo acabou sendo paralisado pela falta de recursos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- Três estações de metrô no RJ tiveram às obras abandonadas;
- Gávea: Obras paralisadas há 10 anos após problemas na licitação olímpica; aprovação para retomada em 2023, mas nada foi feito;
- Botafogo (Linhas 1 e 4): Estação São João escavada e abandonada; integração prometida nunca concluída, estrutura visível e degradada;
- Linha 2 (Estácio–Carioca): Obra pronta desde 1981 e inoperante; equipamentos nunca usados por falta de verba.
Veja mais notícias sobre transporte público CLICANDO AQUI.
Afinal, qual a passagem de metrô no RJ?
De acordo com informações do portal ‘CNN Brasil’, a passagem de metrô no Rio está R$ 7,50. Segundo a concessionária, o novo valor da passagem acabou sendo aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio (Agetransp). No entanto, a tarifa social, está R$ 5,00.