O fim caótico de 3 estações do metrô de São Paulo que deixa de atender milhões de paulistas e hoje são apenas chamadas de fantasmas
São Paulo é conhecido por ter a maior malha de metrô do país. A cidade mais populosa do Brasil se destaca por ter o maior fluxo de pessoas indo e vindo todos os dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, boa parte delas usa o metrô para se locomover entre os principais pontos de acesso. Além disso, para permitir esse fluxo, há várias estações importantes.
Mas, o nosso foco hoje é comentar sobre 3 estações que poderiam estar sendo úteis para os paulistas, mas, se encontram abandonadas e são chamadas de estações fantasmas ainda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de especialistas em transportes públicos do TV Foco, a partir de informações coletadas do site São Paulo Secreto, expõe agora os detalhes dessas estações.
AS 3 ESTAÇÕES FANTASMAS DE SÃO PAULO
- São obras que não foram para frente;
- Então, hoje se encontram abandonadas;
- Mas, no passado, acreditava-se no potencial delas;
- Hoje, não representam nada ao estado.
ESTAÇÃO PEDRO II
Ela fica situada no percurso da Itaquera à Barra Funda pela Linha 3-Vermelha. Quando estava na fase de produção, se imaginava que ela abrangesse também o ramal sudeste-sudoeste, a atual Linha 4-Amarela.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do foco, projetistas do Metrô traçaram outro rumo para a linha, então, a plataforma de Estação Pedro II ficou esquecida e hoje não é nada além de uma plataforma fantasma.
Aliás, a estação Pedro II existe e é importante. Contudo, existe a plataforma fantasma dentro dela que seria justamente o ponto de integração entre esses dois ramais que nunca existiram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RAMAL MOEMA
A construção do Ramal Moema na Estação Paraíso, que tinha como foco ligar as linhas 1-Azul e 2-Verde a Moema, com trilhos construídos em paralelo à avenida 23 de Maio, é outra estação fantasma.
Acabou que a ideia não foi para frente, mesmo tendo 200 metros de ramal já construídos. Hoje o local se encontra abandonado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ESTAÇÃO PÚBLICA
Por fim, temos as três plataformas fantasmas da estação República. Elas acabaram abandonadas em 1983 e “esquecidas” até 2004. Após isso, sofreram com demolição para dar início às obras de implantação da atual Linha 4-Amarela.
CONCLUSÕES FINAIS
Essas 3 estações aclamadas do metrô de São Paulo, que tinham tudo para ajudar milhões de paulistas, acabaram abandonada e chamadas de estações fantasmas. Hoje, 2 delas são apenas um esboço do que poderiam ter sido.
QUAL O TAMANHO DA MALHA DE METRÔ DE SÃO PAULO?
A malha do metrô de São Paulo tem 104,4 quilômetros de extensão e 91 estações. Isso faz dela a principal e maior do país. Milhões de paulistas dependem delas para ir trabalhar ou estudar.
ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA VIRADA QUE ACERTA O METRÔ DE SÃO PAULO