Incêndio, falência e abandono: O fim de 3 hotéis populares no Brasil após anos e choro de milhões de turistas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/07/2024 21h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
O fim de 3 hotéis populares no Brasil após anos (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre o trágico fim de 3 hotéis populares no Brasil após anos em atividade e a tristeza de milhões de turistas com tragédias de incêndio, falência e abandono

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é de tira rum tempo para si, umas férias e viajar para descansar a cabeça. Uma parte fundamental em muitas viagens, é a estadia, inclusive, muitas pessoas passam horas olhando diversas pousadas e hotéis que melhor atendam às suas necessidades. No entanto, dessa vez, iremos falar sobre o fim de 3 grande hotéis populares no Brasil após anos, devido tragédia com incêndio, falência e abandono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, vale dizer que, é sempre muito triste quando um empreendimento chega ao fim, principalmente se for uma empresa amplamente conhecida e querida por milhares de pessoas. Os hotéis que citaremos hoje, tiveram um triste fim, após anos de atividades, o que levou milhões de turistas a ficarem bastante desapontados com os acontecimentos, por se tratarem de locais muito populares.

O primeiro hotel que vamos falar é sobre o Antigo Hotel Nacional. O empreendimento, atualmente, é um prédio histórico de Porto Alegre. Segundo o ‘Wikipédia’, o local é um verdadeiro monumento nacional, erguido em estilo eclético, com seis pavimentos, cada um deles decorado com muita classe. O hotel que funcionou no prédio entrou em decadência na década de 1940.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, foi em 1991 que o Antigo Hotel Nacional, sofreu uma tragédia inimaginável, onde um incêndio o devastou por completo. Deixando somente a fachada e a torre de circulação com poucos danos. O local era muito famoso e popular naquela época, e somente pelo trágico acidente foi que o estabelecimento foi fechado, para a tristeza de milhares de turistas que amavam o lugar.

Antigo Hotel Nacional em Porto alegre é um dos hotéis que chgou ao fim no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Antigo Hotel Nacional em Porto alegre é um dos hotéis que chgou ao fim no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Hotel gigantesco vai à falência

O Ariaú Amazon Towers foi um boutique hotel brasileiro. Segundo a ‘Wikipédia’, o local foi o primeiro e maior hotel da Floresta Amazônica, com cerca de 288 quartos dispostos em várias torres cilíndricas interligadas por extensas passarelas de madeira (total de até 8 quilômetros de passarela), apoiadas sobre palafitas. Inaugurado em 1986, o complexo hoteleiro fica as margens do Rio Ariaú, em Manaus.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No entanto, com uma dívida milionária com a Petrobras Distribuidora, junto a outras disputas judiciais de herdeiros, em meados de setembro de 2015 o hotel fechou as portas, sendo abandonado. Com isso, como em um processo de falência, quando a massa falida é vendida em prol do pagamento de débitos, a Justiça do Amazonas penhorou o imóvel em 2016 para cobrir as dívidas aos fornecedores e ao Estado do Amazonas com ICMS.

Hotel abandonado

Construído em 1907 e tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o imóvel compõe o conjunto arquitetônico localizado na Avenida General Rondon, com vista privilegiada para o rio Paraguai e o Pantanal. As informações são da ‘Wikipédia’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O hotel tem uma área construída de aproximadamente mil metros quadrados, incluindo o anexo situado na Rua Frei Mariano, que também foi um hotel (Internacional). No entanto, acabou sendo desativado e abandonado no início dos anos 1980, depois se tornou um bar.

Qual a maior rede de hotelaria do mundo?

Segundo o ‘Cloudbeds’, a Marriott é a maior empresa hoteleira do mundo por número de acomodações, com 1,5 milhão no seu portfólio. Com sede em Bethesda, Maryland (EUA), a empresa opera mais de 8.500 propriedades e 31 marcas em 138 países. Em 2022, a receita anual foi de 20,77 bilhões de dólares, um aumento de 50% em relação a 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.