Falência decretada e facão à solta: O triste fim de 5 montadoras gigantescas, rivais da Volkswagen, após anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O triste fim de 5 montadoras gigantescas, rivais da Volkswagen (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Falência decretada e facão à solta

Ocorre que o movimentado cenário automotivo brasileiro é marcado por grandes e consolidadas montadoras. Contudo, o cenário foi diferente para três fabricantes, rivais da Volkswagen que tiveram um triste fim marcado por vendas insatisfatórias e dificuldades econômicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira delas se trata de uma montadora de chassis e ônibus, situada em Santa Catarina, a Matra. A empresa atuou no Brasil nos anos de 1987 a 1991, sendo seu primeiro modelo o M-22. A causa da falência é que mesmo depois de 5 anos de mercado, ela não conseguiu chegar no número desejado de vendas.

Caminhão Matra (Foto: Reprodução / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra fabricante da lista e engloba uma das rivais da Volkswagen é muito conhecida no Brasil até hoje. Trata-se da Fiat Diesel. Ela desembarcou no país no ano de 1976, atuando como sucessora da Feneme. Seu primeiro veículo foi um caminhão médio, o “Fiat 130”, equipado com motor de 6 cilindros.

SAIBA MAIS! Novo Golf 2024: Carro aclamado da Volks tem anúncio sobre volta triunfal e paralisa os motoristas do Brasil

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, as vendas foram despencando com o passar dos tempos e outra gama de impasses também surgiu. Dessa forma, a montadora deixou o Brasil no ano de 1985 de acordo com informações do portal do Brasil do Trecho.

Modelo da Fiat Diesel (Foto: Reprodução / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra gigante de mercado foi a Chevrolet Caminhões. Ela chegou no Brasil em 1925, sendo um grande sucesso. Todavia, com o passar dos anos a montadora não conseguiu se atualizar com as novidades do mercado e em 1996 largou o país de vez.

Chevrolet Caminhões (Foto: Reprodução / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A quarta fabricante da lista é a Dodge Caminhões. Iniciou sua jornada em 1969. No ano de 1981 foi adquirida pela Volkswagen, que seguiu na produção dos caminhões Dodge.

Todavia, em 1984, a VW comunicou o fim dos caminhões no Brasil, não pela baixa venda, mas, por resolverem focar na própria marca.

Modelo da Dodge Caminhões (Foto: Reprodução / Internet)

Fechando a lista de montadoras surge a GMC. Os primeiros caminhões da marca chegaram no Brasil em 1996. Tudo parecia ir muito bem, porém, mesmo com os gigantescos esforços e divulgação, a marca não prosperou e acabou encerrando suas atividades em 2001.

Caminhão da GMC (Foto: Reprodução / Internet)

QUAL É O CARRO MAIS VENDIDO DA VOLKSWAGEN NO ANO PASSADO?

O carro mais vendido da Volkswagen em 2023 foi o Polo, com mais de 111 mil unidades emplacadas.

O atual Polo (Foto: Reprodução / Internet)

 

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile