Fracasso: O triste FIM de carro TRADICIONAL da Renault após ser derrubado pela Chevrolet

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
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Logo da Renault e Chevrolet (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

A Renault já deu um fim a um de seus lançamentos mais pretensiosos após perder na disputa contra a Chevrolet e outras marcas

A Renault já lançou um carro no Brasil que acabou não resistindo à concorrência e deixou o país após fracasso de vendas. Um dos maiores problemas foi o sucesso de carros da Chevrolet e da Nissan, que na época ofereciam melhores condições de tecnologia e também preço.

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O Symbol foi lançado no Brasil em 2009, e foi um dos sedãs compactos premium da época. O modelo era uma opção mais refinada do Logan, mas também era bem mais cara, o que dificultava as vendas. O problema é que o carro tinha espaço interno menor do que os três volumes de entrada e usava peças e o antigo motor 1.6 de 111 cv do Clio.

O modelo nunca conseguiu disparar em vendas e não se tornou um destaque para a Renault, principalmente após o lançamento de sucessos como o Chevrolet Cobalt e o Nissan Versa.

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Por causa de todos esses contras, o Symbol durou apenas quatro anos no mercado e vendeu cerca de 22 mil unidades. Em 2010, seu melhor ano, chegou a emplacar 8.396 carros.

Isso tudo aconteceu na época em que os sedãs ainda estavam em alta e vários modelos como Volkswagen Voyage, Fiat Siena e Chevrolet Prisma ultrapassavam as 60 mil unidades vendidas anualmente.

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Renault Symbol teve auge em 2010 (Foto: Reprodução/Sala de Imprensa Renault)

MOVIMENTAÇÃO NA FÁBRICA

Uma notícia envolvendo a Renault pegou o mercado de surpresa nesta semana. A fábrica da empresa, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, demitiu temporariamente cerca de mil funcionários.

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De acordo com a Jovem Pan, aconteceu o chamado “layoff”, que é um modelo de suspensão temporária de contrato ou de redução de jornada de trabalhadores. O período durará de dois a três meses.

POR QUE A RENAULT DEMITIU FUNCIONÁRIOS?

A Renault afirmou que tomou tal atitude para “ajustar a produção à demanda de mercado”. A empresa manterá os benefícios dos funcionários atingidos e também fará o pagamento de uma compensação adicional até o limite de 85% do salário líquido durante a paralisação.

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“Cada montadora trabalha de certa maneira com o layoff. Tem umas que mantêm [salários], tem outras que não mantêm, tem umas que pagam 50%”, afirmou Bruno Meyer, comentarista de business do Jornal da Manhã.

Symbol deixou mercado rapidamente (Foto: Reprodução/Renault)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

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