Fim de cartão de metrô e ônibus: Adeus é confirmado em fevereiro e substituto entra em vigor para milhões

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

23/02/2024 11h56

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fim de cartão de metrô e ônibus em fevereiro e substituto em vigor (Reprodução/Montagem TV Foco)

Fim de cartão de metrô e ônibus é confirmado e substituto entra em vigor

Como todos já sabemos, o vale-transporte é um grande facilitador na vida de milhões de pessoas, especialmente aquelas que necessitaram do transporte público para se locomover pela cidade. No entanto, o fim do cartão do metrô e ônibus acaba de ser confirmado em fevereiro e substituto entrará em vigor para milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, segundo informações do portal O Globo, o prefeito Eduardo Paes confirmou o Jaé, o novo sistema de bilhetagem do Rio, que começou a funcionar em teste pelo BRT. Desde 1° de fevereiro de 2024, todos os transportes municipais só passaram a aceitar esse novo cartão.

O objetivo é trazer mais transparência para o sistema, tirando o controle das empresas e colocando nas mãos da prefeitura. O Riocard ainda vale para os serviços do governo estadual, como ônibus intermunicipais, barcas, trens e metrô, mas aos poucos o Jaé vai tomar o seu lugar nos transportes municipais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, durante o último carnaval, o RioCard Mais fez o maior sucesso entre os foliões. Com direito a pulseira, mini cartão, adesivo, cartão digital para pagamento com aproximação pelo celular e o tradicional cartão físico são as opções para quem precisou se deslocar seja de ônibus intermunicipal e municipal, BRT, VLT, barcas, metrô, trem e vans legalizadas.

Apesar da ascensão o bilhete, o Jaé já está confirmado, e a previsão é que ele continue sendo o único vale-transporte a ser utilizado pela cidade carioca. Vale ressaltar que o consórcio Bilhete Digital, formado pelas companhias RFC Rastreamento de Frotas e Alto Tijuca Participações, venceu a licitação para operar o Jaé com a oferta de uma outorga de R$ 110 milhões.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A concessão é de 12 anos. Segundo a prefeitura do Rio, a vantagem sobre o Riocard é que o sistema dará ao município controle total sobre a arrecadação com passagens.

Quanto tá passagem de ônibus Rio de Janeiro?

Segundo informações do Estadão,  o novo valor de R$ 4,30 serve para as passagens dos modais do transporte coletivo regulados pela prefeitura do Rio de Janeiro. A medida foi estabelecida pelo Decreto nº 51.914,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema vai substituir de vez o Riocard em fevereiro (Reprodução: Internet)

O sistema vai substituir de vez o Riocard em fevereiro (Reprodução: Internet)

Riocard vai deixar de funcionar a partir de 1° de fevereiro (Reprodução: Internet)

Riocard vai deixar de funcionar a partir de 1° de fevereiro (Reprodução: Internet)

Pessoa segurando cartão do Riocard (Foto: Reprodução / O Dia)

Pessoa segurando cartão do Riocard (Foto: Reprodução / O Dia)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.