Proibição do Governo e fim das transmissões: O trágico adeus de emissora da TV aberta, rival da Globo no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/05/2024 1h23

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Emissora chegou a bater de frente com a Globo (Foto: Divulgação)

Canal enfrentou problemas financeiros e perdeu a concessão

Antes de se firmar como líder do mercado midiático, a Globo enfrentou uma forte concorrente no Brasil. Na televisão aberta, uma outra emissora foi revolucionária no país, mas teve um triste fim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há 44 anos, a Rede Tupi era extinta da programação, depois de marcar época com a criação de atrações como Direito de Nascer, Repórter Esso e Silvio Santos. O grupo foi pioneiro da TV nacional.

Fundado por Assis Chateaubriand, na década de 50, o canal trouxe também o Sítio do Pica-Pau Amarelo, Mazzaropi, entre outras várias atrações que foram transformadoras. Até hoje, eles são referência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rede Tupi, Globo
Pioneira da TV aberta, a Rede Tupi foi responsável pela novela Direito de Nascer (Foto: Divulgação)

Relatos apontam que, infelizmente, a mudança de administração fez com que fossem tirados da grade. Segundo o Splash, do Uol, após a morte do fundador, em 1968, a Rede Tupi passou a enfrentar sérios problemas financeiros.

Foram processos, greves, demissões e dívidas acumuladas, fazendo com que o Governo Federal proibisse sua concessão. No dia 18 de julho de 1980, a sede do canal, que ficava em São Paulo, teve os transmissores lacrados por engenheiros do Departamento Nacional e a Polícia Federal.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O mesmo aconteceu em outros estados, dando um lamentável fim ao grupo. Os funcionários, aos prantos, tentaram impedir o fechamento, mas já era tarde demais. Desde então, a companhia de mídia, que durou quase três décadas, virou apenas lembrança ao público mais velho.

Rede Tupi
O Repórter Esso, da Rede Tupi, que marcou época na TV brasileira (Foto: Divulgação)

E a Globo, está falindo?

Contrariando os rumores, a emissora segue intacta. Apesar das mudanças, a empresa da família Marinho tem um faturamento inalcançável às outras concorrentes. Na verdade, as recentes demissões e cortes de contratos são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado de televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.