Político revelou que planeja mudanças e possível privatização para trecho mais antigo do sistema metroviário da capital
Este ano, novas alterações devem atingir o Metrô de São Paulo. Tarcísio Freitas confirmou que tem planos para a Linha 1-Azul, que liga o Tucuruvi, na Zona Norte, com Jabaquara, na Zona Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador, do Republicanos, prevê um possível leilão ainda para 2025. Ele fez o anúncio durante um evento sobre a futura Estação ABC, da Linha 10-Turquesa, que aconteceu em abril do ano passado.
Segundo o Censo, do IBGE, São Paulo já ultrapassa a marca de 11 milhões de habitantes. Dentro desse número, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô diariamente, como apontam os dados da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, se o plano for para frente, Tarcísio Freitas deve liberar a Linha 1-Azul para a privatização, que é a mais antiga do transporte em trilhos. “A ideia é que, no ano que vem, a gente possa levar à leilão”, disse.
Programa de expansão
Isso faz parte do projeto de uma nova linha do Metrô que será construída pela empresa vencedora. Hoje, a Linha 4-Amarela, que tem ligação com a estação da Luz, já é privatizada e administrada pela ViaQuatro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Exame, além da Azul, ainda estão sendo estudadas as negociações das linhas Verde e Vermelha. “A gente está tratando muito a questão das concessões das linhas CPTM e Metrô”, revelou.
Entre os planos, aparecem a Linha 16-Violeta, do Jardins até a Cidade Tiradentes, junto com a 19-Celeste, do Centro de São Paulo até Guarulhos. Todas elas fazem parte do programa São Paulo Sobre Trilhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da Linha 3 com a Linha 16 para atender a Zona Leste. Mas, a Linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a Linha 19”, explicou o político.
Qual o valor da passagem do Metrô de SP?
Desde janeiro, a passagem está fixada no valor de R$ 5,20. Houve um aumento de R$ 0,20 em relação ao ano passado. Em nota, o Metrô apontou que fez uma análise sobre despesas e custos de estrutura, o que motivou a atualização na cobrança dos passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
- Em resumo, Tarcísio de Freitas anunciou a possibilidade de privatização da Linha 1-Azul;
- O governador, porém, destacou que prevê um leilão para o trecho do transporte ainda em 2025;
- Isso faz parte do projeto de expansão do Metrô pelo programa São Paulo Sobre Trilhos.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o transporte público de São Paulo!