Morte do dono, venda a rival e extinção: Fim de fábrica nº1 das donas de casa abala Curitiba, PR

Uma fábrica querida em Curitiba, no Paraná, teve que fechar as suas portas após a morte do dono e vendida a rival
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fechamento de fábrica n°1 de Curitiba (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma fábrica querida em Curitiba, no Paraná, teve que fechar as suas portas após a morte do dono e vendida a rival

As donas de casa de Curitiba choraram com o fim de uma fábrica de eletrodomésticos, depois de muitas situações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa acabou sendo vendida para uma grande rival e mais recentemente viu a morte de seu antigo dono, aos 76 anos de idade.

O time do TV Foco especializado em Serviços, a partir de informações do portal ‘Wikipédia’, traz à tona o fim de uma fábrica em Curitiba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Prosdócimo, marca de eletrodomésticos que fez bastante sucesso, principalmente dentre as décadas de 70 e 80.

A história da Prosdócimo

O começo da decadência

De acordo com o portal ‘Wikipédia’, as Lojas Prosdócimo tinham 23 unidades em funcionamento nos estados do Paraná e Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, todas elas entraram em um processo de recuperação judicial e acabaram vendidas para o Grupo Arapuã, que era um sucesso em 1984.

Após a venda, o filho do empresário fundou também em Curitiba a Refrigeração Paraná, levando o nome da família para frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela produzia eletrodomésticos e tinha força nas linhas dos freezers, geladeiras e ar condicionado, sendo considerada a segunda maior do estado.

Porém, em 1996, Sérgio Prosdócimo, dirigente e controlador do grupo, vendeu a marca para a Electrolux, o que fez a marca se expandir nacionalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas Prosdócimo foi uma das gigantes em Curitiba (Reprodução: Internet)

Morte e nova dona

Ainda segundo o site, no dia 22 de maio de 2018, Sérgio Prosdócimo veio a falecer, vítima de problemas cardíacos, com 76 anos de idade.

Depois disso, em 2023, a Wap Fresnomaq adquiriu a marca Prosdócimo, que a fez retornar ao mercado brasileiro depois de muitos anos.

Agora conta com linhas de eletrodomésticos mais sofisticados, como fritadeiras elétricas, fornos, sanduicheiras e panelas elétricas.

Lojas Arapuã foi a primeira a adquirir a Prosdócimo (Reprodução: Internet)

Conclusões finais

As Lojas Prosdócimo foi uma das principais da cidade de Curitiba, com as vendas de eletrodomésticos como geladeiras e freezers.

Porém, acabou sendo vendida por mais de uma vez, passando pelas mãos da Arapuã, Electrolux e por fim para a Wap Fresnomaq, esta em 2023.

Veja mais matérias sobre fechamentos

Qual a maior loja de eletrodoméstico do Brasil?

Segundo a própria loja, a Ponto Frio é a maior loja de eletrodomésticos do Brasil neste ano de 2025.

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile