Encerramento de produções: O triste fim de montadora gigantesca no Brasil após ser comprada pela Volkswagen

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/10/2023 22h02

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Volkswagen acaba de extinguir todos os carros em país e sela ADEUS em 2023 (Foto: Divulgação / Montagem TV Foco)

Empresa de origem estrangeira chegou a ser arrematada pela Volkswagen no Brasil e produziu carros de sucesso no mercado

Uma grande montadora de carros se fundiu com a Volkswagen no fim dos anos 70. Na época, o marketing foi grande e girou em torno da chegada de uma concorrente internacional no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Famosa mundialmente, a Chrysler foi uma divisão da companhia americana e operou no Brasil entre 1967 e 1981. Junto com a VW, a fabricante produzindo diversos automóveis de sucesso no país.

Volkswagen

Montadora de carros teve papel importante no crescimento da Volkswagen no Brasil (Foto: Acervo / TV Foco)

Segundo o portal Auto Entusiastas Classic, quando a Volkswagen comprou as ações da empresa, ela desligou por completo o controle dos estrangeiros. Até então, a intenção era eliminar a concorrência e monopolizar o mercado. De fato, deu certo por um tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, no início dos anos 80, a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades e manteve apenas a produção de caminhões voltados para o uso rural por mais cerca de 5 anos. Ainda como a apontou a reportagem, a empresa gringa serviu de “trampolim” para a VW na época.

Volkswagen

No Brasil, a Chrysler chegou a ser controlada pela Volkswagen (Foto: Acervo / TV Foco)

O que aconteceu com a Chrysler internacional?

Em 2009, a Chrysler, atualmente nas mãos da Stellanis, passou por uma forte crise. Na época, uma negociação feita quase às pressas conseguiu salvar a montadora de carros da falência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para quem não acompanhou na época, a marca precisou pedir um empréstimo ao governo para não fechar. O valor foi de nada menos que US$ 4 bilhões, mas, ainda assim, não seria suficiente para que não encerrassem as atividades.

Por isso, a Fiat, que é italiana, fez uma proposta e conseguiu 20% da montadora de carros, unificando, inclusive, os nomes de ambas. Foi somente por causa desta compra que eles conseguiram reverter a falência, que, naquele ano, já era dada como certa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso tudo aconteceu de um mês para o outro. Porém, em 2019, exatamente uma década depois, a empresa anunciou que também faria uma fusão com o grupo PSA, originando, então, a Stellanis, que hoje é a dona da antiga Chrysler.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.