Donas de casa sem chão: Fim de nº1 dos eletrodomésticos no Brasil por culpa da Electrolux comprando tudo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/07/2024 23h37

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fim de nº1 dos eletrodomésticos no Brasil por culpa da Electrolux (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre o fim da marca n° 1 dos eletrodomésticos no Brasil que ruiu por culpa da Electrolux que saiu comprando tudo deixando as donas de casa sem chão

Gerir uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem causar enormes problemas e levar o empreendimento para o fundo do poço. Uma crise na economia, por exemplo, é um dos principais fatores que podem levar ao fim de um negócio. Dessa vez, por exemplo, falaremos da marca n° 1 do Brasil que foi engolida pela Electrolux.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, o empreendimento que estamos falando é a Prosdócimo, marca de linha branca (geladeiras, congeladores etc) que já foi a n° 1 do Brasil e foi comprada pela Electrolux. Vale dizer que, o nome da marca também se refere a um conjunto de empresas ligadas à família Prosdócimo, com sede na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.

Bom, na primeira metade do século XX, o empreendedor João Prosdócimo constituiu uma empresa de varejo, denominada Lojas Prosdócimo, em Curitiba. No final dos anos 1940, a loja firmou um contrato com a fabricante sueca de bicicletas Nymanbolagen AG, para produção de bicicletas com a marca brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes disso, a empresa, que no fim foi para a Electrolux, montava bicicletas com componentes da marca alemã Dürkopp. A empresa formou uma rede no setor de eletromóveis com pontos de venda no Paraná e em Santa Catarina. Em 1984, a cadeia de 23 lojas, em recuperação judicial, foi vendida para o grupo Arapuã.

Após a venda da empresa, um filho de João Prosdócimo fundou na cidade de Curitiba, em 1949, a Refrigeração Paraná S/A (Refripar) e passou a comercializar a linha de produtos com a marca do nome da família Prosdócimo. A Refripar produzia eletrodomésticos, sendo o forte da produção a linha branca.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como aconteceu o fim da Prosdócimo?

Em 1982, a Refripar assumiu o controle acionário da Pereira Lopes Ibesa Indústria e Comércio S/A, de São Carlos, até então fabricante das marcas “Climax” e Ibesa e em 1983 passa a se chamar Climax Indústria e Comércio S/A. No entanto, a Climax foi incorporada em 1995.

Sérgio Prosdócimo, então dirigente e controlador, vendeu as empresas do grupo para o conglomerado sueco Electrolux em 1996, tornando-se a base da expansão da multinacional no Brasil. Em 1997, a Refripar mudou a razão social para Electrolux do Brasil S/A e a marca Prosdócimo foi extinta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.