Adeus ao pagamento no metrô, ônibus e BRT do RJ: Mudança em lei chega para trazer isenção além dos 60+

Fim da tarifa nos transportes públicos do RJ com nova lei que amplia a isenção de pagamento para além dos idosos com 60+
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei - Rio de Janeiro - Metrô, ônibus e BRT (Foto: Reprodução)

Fim da tarifa nos transportes públicos do RJ com nova lei que amplia a isenção de pagamento para além dos idosos com 60+

O sistema de transporte público do Rio de Janeiro vive um ponto de virada com uma nova lei apresentada que amplia o direito à gratuidade para além dos passageiros com mais de 60 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida extingue, gradualmente, o pagamento de tarifas em ônibus, metrô e BRT para outros grupos da população.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do Estadão, detalha agora sobre passe livre para pessoas com doenças crônicas e PCDs no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeto de lei

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 27-A/2013, que concede gratuidade no transporte público para pessoas com doenças crônicas e com deficiência.

Metrô do Rio de Janeiro – Foto: Internet

A proposta, de autoria do vereador Cesar Maia (PSD), visa garantir o acesso gratuito aos serviços de transporte coletivo rodoviário, metroviário, ferroviário, pré-metroviário, pré-ferroviário e aquaviário, mediante apresentação de um passe especial.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto foi aprovado em segunda discussão durante sessão extraordinária realizada em 5 de junho de 2024. Contudo, para poder entrar em operação, o projeto precisa passar para sanção.

Eduardo Paes

O prefeito Eduardo Paes (PSD) vetou integralmente o projeto em julho de 2024, alegando que a organização do transporte coletivo, incluindo custeio e gratuidade, é de responsabilidade do Executivo, e que mudanças desse tipo requerem fonte de custeio para manter o equilíbrio econômico dos contratos com as empresas de transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 3 de setembro de 2024, a Câmara Municipal do Rio rejeitou o veto do prefeito, permitindo que o projeto seguisse para promulgação.

Eduardo Paes – Metrô do Rio de Janeiro (Foto: Montagem/TV Foco)

No entanto, a lei determina que o Poder Executivo regulamente a isenção no prazo de 90 dias após sua publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Beneficiados

Contudo, o benefício será concedido a pessoas com doenças crônicas que exijam tratamento contínuo e cuja interrupção possa acarretar riscos à vida. Bem como a pessoas com deficiências que promovam reconhecida dificuldade de locomoção.

Critérios para obtenção do passe livre:

PCD (Reprodução: Internet)

A lei já está valendo?

​Até o momento, a Lei que concede gratuidade no transporte público para pessoas com doenças crônicas e com deficiência no Rio de Janeiro ainda não está em vigor.

Porém, embora a Câmara Municipal tenha aprovado o Projeto de Lei 27-A/2013 e derrubado o veto do prefeito Eduardo Paes em setembro de 2024, a implementação da medida depende de regulamentação por parte do Executivo Municipal.

CONCLUSÃO 

Por fim, aprovação do PL 27-A/2013 representa um avanço significativo na promoção da inclusão social e no acesso à saúde para pessoas com doenças crônicas e deficiências no Rio de Janeiro.

Contudo, a implementação efetiva da lei dependerá da regulamentação pelo Executivo Municipal dentro do prazo estabelecido.

Veja também matéria especial sobre: Eduardo Paes ciente: Saque de R$7.200 é confirmado na Uber para salvar motoristas do Rio de Janeiro.

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile