Do auge à falência: Fim decadente de rival nº1 da Netflix por calote de 1BI deixa clientes órfãos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/02/2025 8h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Rival da Netflix sofre com falência após crise (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Netflix)

Império dos filmes, visto como rival nº1 da Netflix foi à ruína após uma dívida bilionária deixando milhares de clientes sem serviço

Uma das maiores empresas de filmes e multimídia do mundo, considerada como a principal rival da Netflix e amada por milhares de consumidores, teve sua falência decretada após enfrentar crises e se afundar em uma dívida bilionária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da icônica Blockbuster, uma das maiores locadoras de filmes e multimídia, que ao encerrar suas atividades deixou um vácuo enorme para gerações de clientes, os quais ficarão órfãos com tal decisão.

Diante disso, a partir de informações da BBC e do portal Exame, a equipe especializada em economia traz tudo o que você precisa saber sobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma história de cinema

A Blockbuster foi uma dessas gigantes, consolidando-se como a maior referência em locadoras de filmes e jogos durante décadas.

  • Fundada em 1985, em Dallas, por David Cook, a Blockbuster revolucionou o setor com uma tecnologia avançada para a época, como scanners de código de barras, o que proporcionava uma experiência eficiente e acessível.
  • No auge, a rede contava com mais de 9 mil lojas espalhadas por nove países.
  • Já no Brasil, a Blockbuster chegou em 1995 e se tornou uma febre, democratizando o acesso a filmes e jogos e criando um ponto de encontro para amantes da cultura pop.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Blockbuster surgiu na década de 1980 e se tornou uma das maiores referências (Foto: Reprodução: Internet)

Arrasada pela maior rival: A Netflix

No entanto, um modelo de negócios como o da Blockbuster, o qual parecia imbatível, precisou lidar com uma nova era do entretenimento surgindo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Isso porque, em 1997, a Netflix foi lançada com um modelo de aluguel de DVDs por correio nos EUA e, posteriormente, o serviço de streaming.

Enquanto isso, a Blockbuster insistia e lutava para expandir suas lojas físicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um dos momentos mais simbólicos de sua queda, a Blockbuster recusou em 2000 uma oferta para comprar a Netflix por apenas US$ 50 milhões.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A Blockbuster teve sua falência decretada em 2010 (Reprodução: Internet)

Na época, a Blockbuster possuía mais de 7 mil lojas, enquanto a Netflix contava com apenas 420 mil assinantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, o jogo virou a partir de 2007… Isso porque, com o lançamento do streaming, a Netflix passou a crescer exponencialmente.

Tanto que, no ano de 2010, enquanto a Blockbuster declarava falência com uma dívida de US$ 1 bilhão, a Netflix já tinha 16 milhões de assinantes e dominava o mercado digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de streaming tão popular quanto a Netflix no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Netflix revolucionou com os streamings e se tornou uma forte rival da Blockbuster (Foto: Reprodução/ Internet)

A compra da Americanas e o fim no Brasil

Mas, no Brasil, a Blockbuster começou a perder espaço ainda antes de sua falência global.

Em 2007, a Lojas Americanas chegou a adquirir os direitos da rede no país, a qual na época possuía:

  • 1,2 milhão de clientes cadastrados.
  • 330 mil clientes ativos.
  • 1.200 funcionários.

Com a aquisição, eliminaram gradualmente o nome Blockbuster, e as lojas passaram a operar sob o formato Americanas Express.

A mudança também afetou o modelo de negócio, encerrando a locação de DVDs, jogos e VHS.

Em 2012, a Americanas ainda tentou manter o nome Blockbuster no mercado através das “Máquinas de Cinema”, sistemas automatizados para aluguel de DVDs e Blu-rays. Mas a mesma também foi desativada em 2016.

Thumbnail Video Youtube

Quando a Blockbuster deu seu adeus final no Brasil?

O encerramento definitivo da Blockbuster no Brasil aconteceu em 2010, quando a última loja fechou suas portas.

Não foram encontradas manifestações da empresa ou pronunciamentos oficiais sobre sua falência e saída do país, porém, o espaço segue aberto.

Considerações finais

Em suma, a Blockbuster, outrora a maior locadora de filmes do mundo, não conseguiu acompanhar a transformação digital e sucumbiu à ascensão do streaming.

Com dívidas bilionárias e a falência decretada em 2010, sua presença foi gradativamente eliminada no Brasil, deixando uma legião de fãs nostálgicos.

Mas, para saber mais informações sobre outras empresas como a Blockbuster, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.