Adeus: O fim de serviço mais amado da Natura e o comunicado triste oficial da varejista após anos em país

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/04/2024 23h34

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Comunicado da Natura (Foto: Reprodução / Canva)

A Natura iniciou uma reestruturação de seu modelo de negócios em país e o comunicado triste oficial da varejista deixou muitas pessoas em choque com o fim de serviço mais amado da marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Natura, conhecida como a casa de perfumaria do Brasil, é uma renomada marca de cosméticos genuinamente brasileira, mas que conquistou o seu espaço em vários países.

SAIBA MAIS! 200 lojas em risco e desespero da Natura: Gigante do ramo da beleza está à beira da falência em país

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca rival da Boticário está presente países como Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia, Estados Unidos e França.

Surpreendentemente, em 2016, a Natura encerrou suas atividades na França, onde atuava desde 2005. A decisão de encerrar o serviço aclamado de vendas diretas naquele país foi motivada por uma reestruturação no modelo de negócios da empresa de acordo com informações da Isto É Gente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A empresa comunicou oficialmente que a decisão de encerrar as operações diretas estava focada no mercado francês, e o encerramento efetivo ocorreu em 31 de dezembro de 2016.

“Trata-se de um movimento concentrado no mercado francês, baseado no comportamento e nos hábitos de compra do consumidor local”, declarou a empresa em comunicado enviado ao mercado na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

A MARCA CONTINUARÁ COM INVESTIMENTOS?

De acordo com a companhia, enquanto a venda direta respondia por quase 30% do faturamento do setor de cosméticos, na França essa participação era de apenas 2%.

Ainda segundo a Natura, a venda direta é e seguirá sendo o principal canal de venda de seus produtos no Brasil e em toda a América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estratégia de internacionalização da empresa em mercados maduros previa foco em três canais: loja própria, e-commerce e varejistas multimarcas.

A internacionalização da marca é um dos objetivos estratégicos da organização para os próximos anos. Atualmente, as operações internacionais já representam mais de 30% da receita líquida da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo da Natura (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL EMPRESA A NATURA VENDEU?

De acordo com informações do portal Vogue, da Globo, a Natura & Co anunciou no dia 14 de novembro de 2023, que assinou o acordo de venda da marca The Body Shop para o fundo europeu Aurelius Investment Advisory, empresa de private equity company sede em Londres, por US$ 254,32 milhões de dólares.

A companhia brasileira concordou em vender a rede de cosméticos fundada na Inglaterra em 1976 por cerca de R$ 1,2 bilhão, um quinto do valor de US$ 1,07 bilhão (o equivalente a quase R$ 5 bilhões de reais) que pagou há seis anos, quando a empresa foi comprada.

O acordo incluiu um potencial valor contingente (earn-out) de 90 milhões de libras, que serão pagos em até cinco anos, segundo informações do portal.

A gestora alemã Aurelius é especializada em investimentos alternativos, como já ocorreu com a Oi, e tinha desde o fim de outubro do ano passado um acordo de exclusividade para negociar a compra da The Body Shop, dois meses depois de a Natura ter anunciado o interesse em vender o ativo.

The Body Shop foi vendida pela Natura em novembro de 2023 (Reprodução: Internet)
The Body Shop foi vendida pela Natura em novembro de 2023 (Foto: Reprodução / Canva)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.