Aniquilado pelo Táxi: O fim de serviço da Uber em país após nova lei alarmante entrar em vigor

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Uber (Foto: Reprodução / Internet)

Serviço da Uber chega ao fim em país após nova lei alarmante entrar em vigor. O sistema da plataforma acabou sendo aniquilado pelo de Táxi

A entrada em vigor de uma nova lei em um país resultou no fim dos serviços da Uber na região. Com a regulamentação, mudanças drásticas afetaram o funcionamento da plataforma que acabou saindo de cena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Só Falta Grana’, em 2017, a Uber contava com cerca de 2.000 motoristas na Dinamarca, mas problemas burocráticos e protestos de taxistas levaram à sua retirada.

Em março de 2019, uma nova lei exigiu que os carros da Uber fossem equipados com taxímetros e sensores de ocupação de assentos, o que a forçou a deixar o país, após críticas de que seus serviços eram ilegais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uber dá fim em serviço na Dinamarca

Uber (Reprodução: Uber/Divulgação)

A proibição

A legislação dinamarquesa exige que todos os veículos de transporte de passageiros cumpram essas condições, algo que a plataforma considerava inviável.

Além disso, a empresa enfrentou forte oposição tanto de políticos quanto de taxistas, que protestaram contra a concorrência que viam como desleal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a Uber não teve problemas com passageiros ou motoristas, e seu serviço foi bem recebido no início, principalmente pela praticidade e pelos preços mais baixos do que os dos táxis tradicionais.

Desafios com a legislação

Embora popular, a Uber não conseguiu contornar as exigências legais. Taxistas encontraram brechas na legislação e pressionaram o governo para mudar as regras, levando a Uber a encerrar suas operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mídia teve dificuldades em avaliar os benefícios da Uber, pesquisas mostraram que, embora as corridas fossem mais baratas (15% a 20% a menos do que os táxis), o serviço ainda era considerado ilegal.

Uber – Foto: Internet

Riscos e custos

O uso do Uber na Dinamarca apresentava riscos para os motoristas, já que as seguradoras se recusavam a pagar indenizações em caso de acidente, considerando o serviço ilegal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O seguro de um veículo particular também era diferente do seguro necessário para carros usados no transporte comercial, o que tornava a operação da plataforma ainda mais complicada.

O impacto da Uber no mercado dinamarquês

Aliás, a Dinamarca não é o único país onde a Uber enfrentou dificuldades. Em 2022, a empresa teve problemas semelhantes na Hungria, onde suas operações foram suspensas.

Já na Polônia, a Uber venceu uma disputa judicial contra as autoridades locais que a acusavam de operar sem licença.

Uber – Foto Reprodução Internet

Considerações finais

A mudança na lei dinamarquesa exigiu que todos os carros de transporte de passageiros fossem equipados com sensores de assento, câmeras e taxímetros.

Diante disso, a Uber não teve escolha a não ser encerrar suas atividades no país. No entanto, a empresa mantém um centro de desenvolvimento no país e espera convencer os políticos a reverter as mudanças.

Embora improvável no momento, a plataforma ainda não descarta retornar à Dinamarca, pois há um apelo considerável da população local.

Como ser um motorista parceiro da Uber?

Confira o passo a passo para se tornar um motorista da Uber:

  1. Cadastre-se e envie sua CNH. Vamos precisar de uma foto de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “Exerce atividade remunerada – EAR” . …
  2. Verificação de segurança. Utilizamos as informações da sua CNH para verificar sua elegibilidade na plataforma.
  3. Por fim, envie seu CRLV e baixe o aplicativo.

CLIQUE AQUI para ver mais uma matéria envolvendo a plataforma.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile