Adeus: Fim de serviço de operadora, rival da Claro, é confirmado em Fortaleza, CE, e devasta clientes em 2025

Provedora de internet popular encerrou as atividades, após enfrentar uma sequência de ataques envolvendo uma facção criminosa, diz site
Em março deste ano, uma tradicional empresa, concorrente direta da Claro, anunciou o fim dos serviços na cidade de Fortaleza, no Ceará. O anúncio pegou os clientes de surpresa, após quase uma década.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não acompanhou, a provedora de internet GPX Telecom encerrou as atividades após ser alvo de uma série de ataques de criminosos. A companhia, que tinha sede em Caucaia, atuava na região desde 2016. Em nota, eles se justificaram aos consumidores.
Segundo a empresa, eles viraram alvo de atos de vandalismo e tiveram suas instalações completamente destruídas. Diversos aparelhos foram danificados, o que motivou o fim, trazendo uma série de prejuízos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse triste episódio evidencia a fragilidade da segurança em que vivemos nos nossos dias atuais, onde o trabalho árduo de anos pode ser destruído em questão de minutos”, disse a GPX no recente comunicado divulgado ao público da região de Fortaleza, após 9 anos.
“Sempre priorizamos a qualidade e a legalidade em nossos serviços, e somos imensamente gratos pela confiança que vocês depositaram em nós ao longo dessa jornada”, acrescentou a nota da empresa.

Afinal, o que aconteceu?
De acordo com o G1, os ataques partiram de integrantes do Comando Vermelho, como o objetivo de extorquir as empresas de Fortaleza e outras cidades. A facção estaria cobrando uma taxa mensal para que as operadoras de internet funcionem em determinadas áreas.
Os responsáveis pela GPX Telecom declararam estar à espera da Justiça, diante dos ataques a provedores no Ceará. A empresa comercializava planos de internet fibra óptica, com altos números de velocidade. O fechamento da empresa, no entanto, afeta também outras concorrentes que ainda atuam na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão
- Em resumo, a GPX Telecom encerrou as atividades após sofrer ataques de criminosos;
- Houve destruição geral nas instalações e nos equipamentos na sede de Fortaleza, no Ceará;
- Ataques partiram do Comando Vermelho para extorquir empresas, segundo o site do G1;
- GPX comercializava planos de internet fibra óptica de alta velocidade, mas optou pelo fim;
- O fechamento afeta clientes e concorrentes na região, incluindo a Claro, que tem maior destaque.
+ Contudo, veja ainda outras empresas que também encerraram as atividades no Brasil em 2025!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br