Descanse em paz: Fim de serviço popular do McDonald’s é confirmado no início de 2025 e cai como bomba

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/01/2025 10h20

4 min de leitura

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McDonald's é a principal rede de fast food do mundo (Foto: Reprodução/Internet)

Em um movimento surpreendente, o McDonald’s acaba de confirmar o fim da adesão da famosa política woke. Sendo mais uma das empresas norte-americanas a abandonar o serviço.

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Trata-se de uma mudança em política de contratações, agora, a empresa não segue mais suas antigas metas. A notícia foi confirmada na última segunda (06), pelo ativista anti-woke e cineasta Robby Starbuck.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Brasil Paralelo’, o ativista lidera um movimento para pressionar pelo fim desse tipo de ação (políticas woke) desde o ano passado.

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McDonald’s – Foto: Internet

O que é “woke”?

De acordo com o portal ‘GZH’, em tradução literal, “woke” significa “acordei” ou “despertei”, por ser o verbo “wake” (acordar) conjugado no passado.

Com a disputa eleitoral dos EUA, o termo acabou ganhando um significado diferente. A expressão surgiu em comunidades afro-americanas, inicialmente usada para alertar sobre as injustiças raciais no país.

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Em 2017, o dicionário inglês Oxford acrescentou esse novo significado à palavra woke, definindo-a como “estar consciente sobre temas sociais e políticos, especialmente o racismo”.

O termo woke é empregado para definir pessoas alinhadas com pautas liberais ou de esquerda. Nos Estados Unidos, a palavra esteve no centro da disputa política na corrida eleitoral presidencial.

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Em suma, o termo woke tornou-se sinônimo de políticas liberais ou de esquerda, que defendem temas como igualdade racial e social, feminismo, o movimento LGBTQIA+.

Além disso, o uso de pronomes de gênero neutro, o multiculturalismo, a vacinação, o ativismo ecológico e o direito ao aborto.

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Fim do woke no McDonald’s

Em uma publicação no X, Robby Starbuck afirmou que há 3 dias alertou com os diretores do Mc Donald ‘s que escreveria uma matéria sobre a forma como a empresa lidava com a questão.

De acordo com Starbuck, o Mc Donald’s irá:

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  • encerrar suas metas para contratar pessoas com base em sua raça, separando um número de vagas para negros;
  • deixará de participar do programa de pontos do Índice de Igualdade Corporativa da Human Rights Campaign (HRC). O grupo se dedica a monitorar a implementação de pautas woke em grandes corporações nos EUA.
  • transformará a equipe de diversidade em equipe de inclusão, deixando de abordar apenas políticas woke e trabalhando a inclusão como um todo.
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McDonald’s – Foto: Internet

Campanha contra iniciativas woke afeta grandes empresas

A decisão do McDonald’s de suspender suas práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) veio após a Starbucks influenciar outras corporações a seguir o mesmo caminho.

Em outubro de 2024, ele celebrou a escolha da Toyota de abandonar essas iniciativas, considerando isso uma resposta às demandas do mercado.

Além do McDonald’s, outras empresas que também deixaram de adotar políticas DEI incluem:

  • Jack Daniel’s (whisky)
  • Harley Davidson (motos)
  • Ford (automóveis)
  • John Deere (máquinas agrícolas)
  • Tractor Supply (produtos rurais)
  • Toyota (automóveis)
  • Walmart (varejo)

Em uma carta aberta, a liderança do McDonald’s reforçou seu compromisso com a inclusão, destacando que uma força de trabalho diversificada é uma vantagem competitiva.

De acordo com o jornal The Guardian, a decisão foi discutida no ano passado. A empresa seguirá promovendo a diversidade, mas sem vincular isso a programas de DEI.

Considerações finais

Em 2025, o McDonald’s anunciou o fim de suas práticas associadas ao movimento “woke”, abandonando políticas de contratação baseadas em raça e a participação em índices de igualdade corporativa.

A mudança, influenciada por ativistas como Robby Starbuck, também transforma a equipe de diversidade em uma de inclusão, com foco em abordagens mais gerais e menos polarizadoras.

Esse movimento reflete uma tendência crescente em grandes empresas como Starbucks, Toyota e Ford, que estão revisando suas políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

A mudança indica uma busca por formas de inclusão mais flexíveis, sem divisões rígidas baseadas em características identitárias.

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Logo do McDonald’s (Foto: Reprodução, UOL Economia)

QUANTAS UNIDADES O MCDONALD’S TEM NO BRASIL?

O McDonald’s possuí mais de 1.000 pontos espalhados pelo território brasileiro. De acordo com o site oficial da marca, no Brasil são cerca de 1.020 restaurantes, mais de 75 McCafés e 2.010 desert centers.

A empresa, além de estar diariamente com os brasileiros é fundamental para a economia, uma vez que emprega mais de 50 mil pessoas.

Conforme o site ‘McDonald’s Brasil’, a rede conta com mais de 2.200 restaurantes em toda América Latina, entre unidades próprias e sub franqueadas, além de mais de 240 McCafés e cerca de 3.300 desert centers.

Por fim, clique aqui e veja mais notícias sobre o Mc.

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Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

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