“Decidiu retirar”: Fim de serviço popular do metrô de SP é decretado em agosto e afeta linha nº1 mais popular

Tudo sobre o fim de serviço popular do Metrô de São Paulo que já é confirmado para o mês de agosto afetando linha importante
Uma notícia envolvendo uma popular estação do Metrô de São Paulo acabou sendo confirmada para o mês de agosto deste ano de 2024, simplesmente, com o fim de um serviço popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a decisão acabou afetando uma das linhas mais populares e vocês ficarão sabendo de todas as atualizações a respeito do assunto, nesta terça-feira (16).
De acordo com informações do portal Metrô CPTM, O Metrô irá utilizar o sistema GoA4, que permite operação automática, no ramal de monotrilho, assim como ele foi projeto originalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender sobre o assunto, o Metrô de São Paulo decidiu retirar os operadores dos trens de monotrilho da Linha 15-Prata. Assim, as informações dão conta de que a mudança terá início em agosto e será gradual, com funcionários a bordo das composições inicialmente.
Para quem não sabe, projeto foi comunicado aos funcionários no final da semana passada por meio de um comunicado interno que circula nas redes sociais. A decisão foi criticada pela presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, em postagem em redes sociais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo o texto enviado pela companhia, os operadores que atuam no ramal serão realocados para outras funções na Linha 15 e também para operar trens em outras linhas.
É importante falar ainda que o Metrô ainda lembrou que a Linha 15 foi “concebida para operação segura sem a necessidade de operadores de trem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme foi informado pela fonte, o início da operação no padrão GoA4 na Linha 15 era esperada desde que o monotrilho começou a funcionar, há exatos 10 anos.
O sistema de sinalização CBTC, fornecido pela Bombardier (hoje Alstom), e a tecnologia embarcada nos trens Innovia 300, que não têm cabine de comando, é semelhante à vista na Linha 4-Amarela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última segunda-feira, 15, o Metrô enviou uma nota ao portal Metrô CPTM:
“A Linha 15-Prata vai começar a operar gradativamente em sistema UTO (Unnattended Train Operation), em que os trens funcionam de forma segura, sem atuação do operador de trem embarcado, em sistema semelhante ao já utilizado na Linha 4-Amarela, por exemplo, e para o qual a Linha 15-Prata foi projetada.
Foi isso que o Metrô planejou e o cidadão espera – transporte com tecnologia de ponta, seguro e de acordo com os mais modernos padrões globais. A operação está em acordo com o projeto da linha, cujas composições e sistemas foram desenvolvidos para o funcionamento totalmente remoto, como já acontece em outros monotrilhos do mundo e até mesmo em linhas de metrô convencional.
Ao longo de seus 50 anos de operação, o Metrô mantém a segurança do passageiro como premissa inegociável e, para chegar a essa fase de operação na Linha 15, o sistema de controle está dotado do GoA4, com todas as garantias de segurança para esse tipo de sistema, que mantém o controle da operação e dos trens no Centro de Controle Operacional (CCO/CC15), com acesso a todos os recursos para comunicação com o passageiro.
Nessa primeira fase, o Metrô vai contar com os operadores ainda dentro do trem e tudo vai evoluir gradativamente a partir do monitoramento e comportamento do sistema, que já vem sendo testado exaustivamente pelo Metrô. As estações também contarão com operadores especializados.
Importante ressaltar também que nenhum operador perderá o emprego, pois seguirão atuando na própria Linha 15 ou serão remanejados para as demais linhas operadas pelo Metrô, conforme solicitação dos próprios empregados.”

Metrô em São Paulo (Reprodução - Internet)-

Metrô em São Paulo (Reprodução - Internet)-

Metrô em São Paulo (Reprodução - Internet)-
Quantas estações de Metrô tem no Brasil?
Atualmente, o Brasil já conta com mais de 101 quilômetros de trilhos, divididos em seis linhas, 89 estações, sem contar os projetos de ampliação em andamento, que somam mais de 23,5 quilômetros pela cidade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br