Suspensão de usuários e contas derrubadas: Fim de serviço vital atinge donos de Samsung e +

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fim de serviço vital atinge celulares de sistema Android como Samsung e + (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Samsung)

Donos de celulares como Samsung, Motorola, entre outros modelos Android, devem se atentar ao anúncio do fim de um dos serviços mais vitais para quem conta com essa tecnologia

E uma lista de usuários de celulares como Samsung, Motorola, Xiaomi, entre outros, precisam se atentar a uma novidade no setor tecnológico, cujo qual prevê o fim de um dos serviços mais vitais para quem faz uso do sistema Android, mesmo que indiretamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Google irá desativar contas inativas há mais de 2 anos (Foto Reprodução/Olhar Digital)

Isso porque o Google iniciou, no dia 1º de dezembro, um processo de suspensão definitiva e derrubada de contas do Gmail, inativas há mais de dois anos.

A nova política da empresa vai além do Gmail, abrangendo dados armazenados em outros serviços do:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do portal ND+, a equipe do TV Foco especializada em tecnologia, traz mais detalhes sobre essa ação e o que essa lista de usuários devem fazer para proteger seus dados e arquivos.

Medida irá afetar outros apps como o Drive e Fotos (Foto Reprodução/Olhar Digital)

Alerta pra quem usa Android!

Conforme mencionamos acima, para usuários de celulares com sistema operacional Android, a suspensão e derrubada das contas inativas do Google pode ter consequências significativas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque esses dispositivos exigem a autenticação de uma conta Google para realizar tarefas básicas, como:

Caso uma conta seja deletada, o usuário perderá o acesso a essas funções, o que pode afetar a usabilidade do aparelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, serviços vinculados à conta, como o Google Pay e o Google Fotos, deixarão de funcionar, resultando na perda de informações e arquivos salvos na nuvem.

Para quem utiliza o sistema para trabalho ou organização pessoal, a exclusão pode causar transtornos ainda maiores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medida afeta diretamente celulares Android, como a Samsung, uma vez que eles usam a conta Google para iniciar o sistema (Foto Reprodução/Internet)

Por que o Google está aplicando essa política?

De acordo com Ruth Kricheli, vice-presidente de gestão de produtos do Google, contas inativas representam um risco maior de segurança:

“Uma vez comprometidas, elas podem ser usadas para práticas maliciosas, como roubo de identidade, envio de spam ou disseminação de conteúdo indesejado”.

Sendo assim, a medida busca minimizar essas ameaças e otimizar o uso de recursos de armazenamento.

Como proteger sua conta Google?

Contudo, para muitos, a novidade representa um alerta quanto à existência de contas pouco usadas que ainda desempenham um papel importante em sua rotina digital.

Essa simples manutenção pode evitar dores de cabeça e garantir que você continue aproveitando os recursos do Google sem interrupções.

Para evitar que sua conta seja excluída, o Google recomenda realizar uma das seguintes ações pelo menos uma vez a cada dois anos:

Manter um e-mail de recuperação atualizado também é fundamental para garantir que notificações sobre a conta cheguem até o usuário.

Para salvar os arquivos de uma conta Google inativa, é possível usar o Google Takeout. Com esse serviço, é possível:

Contas inativas que não serão excluídas incluem:

Considerações finais:

O Google está deletando contas inativas há mais de 2 anos a partir de 1º de dezembro.

Essa medida afeta diretamente usuários de Android, pois a conta Google é essencial para diversas funcionalidades do sistema.

Para evitar a exclusão, é preciso manter a conta ativa realizando pelo menos uma das ações sugeridas pelo Google a cada dois anos, como enviar um e-mail ou fazer login no Drive.

Para mais informações sobre tecnologia e apps, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile